Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31275
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Mota, Maria Lidiane dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-24T14:31:32Z | - |
dc.date.available | 2024-04-24T14:31:32Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-05 | - |
dc.identifier.other | CDD 301 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31275 | - |
dc.description | MOTA, M. L. S. Coisa de macho: as masculinidades reverberadas entre jovens estudantes do ensino médio de uma escola pública na cidade de Campina Grande – PB. 2022. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sociologia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | As práticas de masculinidades estão presentes no nosso dia a dia e são reproduzidas por vários atores sociais e em vários espaços. Dentre estes espaços podemos considerar a escola como uma das instituições mais relevantes para se observar tais práticas e seus efeitos nos grupos sociais. Considerando esta afirmação conduzimos esta pesquisa, que teve como objetivos investigar como as práticas sociais de masculinidades que se apresentam no cotidiano escolar de jovens do sexo masculino e feminino do 3° ano do ensino médio em uma escola pública em Campina Grande-PB; identificar a percepção dos jovens estudantes sobre masculinidade e investigar, por meio de pesquisa de campo, as mudanças nas práticas sociais de masculinidades entre os jovens do sexo masculino no ensino médio. Para alcançar tais objetivos fizemos uma investigação bibliográfica sobre o tema em questão à luz do conceito de masculinidade de Pierre Bourdieu (2020), Robert W. Connell e James W. Messerschmidt (2013), Mariza Corrêa (1999) e Miguel Vale de Almeida (1996). Adotamos também os conceitos de estruturas e práticas sociais de Anthony Giddens, por Carneiro (2003) e no que se refere ao conceito de juventude recorremos a Karl Mannheim (2013) e Pierre Bourdieu (2010). Recorremos à pesquisa qualitativa de cunho analítico para melhor alcançar as subjetividades dos entrevistados com uma entrevista, através de uma roda de conversa e de um questionário de perguntas abertas semiestruturadas. Para analisar os dados alcançados, fizemos uso dos teóricos já citados e da análise de conteudo proposta por Bardin. Esse artigo trouxe sua contribuição no que diz respeito à identificação das masculinidades machistas ainda presentes na sociedade contemporânea, as quais são exteriorizadas através das práticas sociais cotidianas, e possibilita, assim, repensar as masculinidades tóxicas com o intuito de combater a violência de gênero. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Jussara Natália Moreira Belens de Melo | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Práticas sociais | pt_BR |
dc.subject | Masculinidade | pt_BR |
dc.subject | Juventude | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.title | Coisa de macho: as masculinidades reverberadas entre jovens estudantes do ensino médio de uma escola pública na cidade de Campina Grande – PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 32 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - MARIA LIDIANE DOS SANTOS MOTA.pdf | PDF - Maria Lidiane dos Santos Mota | 751.62 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
termo de deposito tcc.pdf | Termo de depósito | 227.13 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.