Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3131
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Agripino, Najara Escarião | - |
dc.date.accessioned | 2014-03-18T13:26:11Z | - |
dc.date.available | 2014-03-18T13:26:11Z | - |
dc.date.issued | 2014-03-18 | - |
dc.identifier.other | 21. ed. CDD 373.2 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3131 | - |
dc.description | AGRIPINO, N. E. Os sistemas de avaliação do ensino básico brasileiro e qualidade na Educação: um estudo de caso no Município de Patos - PB. 2014. 145 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)—Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | Nos últimos vinte anos, a discussão sobre a melhoria da qualidade da educação vem ganhando relevância, à medida que o Gerencialismo vem se estabelecendo na administração pública brasileira. Neste contexto, os sistemas de avaliação da educação surgem como ferramenta para traçar um panorama da atual situação da educação pública e tentar sanar as dificuldades enfrentadas nesse campo, a fim de alcançar uma educação de qualidade, promovendo a equidade e o acesso ao conhecimento. Nesse sentido, o objetivo da presente pesquisa é entender de que forma a avaliação do desempenho da educação básica mensurada via IDEB, tem contribuído para a efetiva qualidade da educação básica em escolas do município de Patos – PB. Para isso, utilizou-se como base o estudo dos índices de desenvolvimento da educação básica, documentos da UNESCO e as informações disponibilizadas pelo MEC/INEP. Metodologicamente, a pesquisa trata-se de um estudo de múltiplos casos desenvolvida com os anos finais de quatro escolas de ensino fundamental da rede municipal de ensino da cidade de Patos. Quanto à sua tipologia, a pesquisa foi classificada como descritiva, e utilizou abordagem qualitativa. Os dados coletados foram provenientes de técnicas como a analise documental, observação e a entrevistas, realizadas com professores, gestores e Secretaria da Educação. A análise de dados foi desenvolvida através da técnica de análise de conteúdo com grade mista. Os resultados apontam que embora os investimentos e incentivos destinados à melhoria da qualidade da educação tenham aumentado, ainda há muito que se fazer para alcançar a qualidade desejada, especialmente nas instituições de ensino público. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Monique Fonseca Cardoso | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação de Qualidade | pt_BR |
dc.subject | Gerencialismo | pt_BR |
dc.subject | IDEB | pt_BR |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.title | Os sistemas de avaliação do ensino básico brasileiro e qualidade na Educação: um estudo de caso no Município de Patos - PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 83 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Najara Escarião Agripino.pdf | Najara Escarião Agripino | 1.25 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.