Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31344
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Andressa Tayrine dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-29T12:56:06Z | - |
dc.date.available | 2024-04-29T12:56:06Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-22 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.891 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31344 | - |
dc.description | OLIVEIRA, A. Tayrine dos Santos. O ensino de Geografia em meio aos desafios da pandemia e da transição do ensino regular para o integral e técnico no município de Mogeiro-PB. 2023. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O espaço escolar passou por diversas transformações ao longo da história da educação sendo as mudanças observadas, entre outros aspectos, no que diz respeito ao modo de organização e abordagem dos conteúdos sistematizados e trabalhados pelos docentes das diversas áreas do conhecimento junto a seus alunos. Assim, considerando a dinamicidade da sociedade e a necessidade de que a escola acompanhe este processo de acordo com os distintos recortes temporais e suas particularidades, este trabalho tem como objetivo analisar o processo de transição do ensino regular para o ensino integral técnico na Escola Cidadã Integral e Técnica (ECIT) Otávia Silveira, localizada no município de Mogeiro/PB, no período pandêmico. O estudo possui natureza quali-quantitativa e foi desenvolvido a partir da construção de referencial teórico pertinente à temática, cuja finalidade foi a de subsidiar a análise dos dados coletados através da aplicação de questionário via Google Forms junto aos alunos e professores de Geografia da escola campo de pesquisa. A partir da coleta e análise dos dados foi possível traçar um perfil dos respondentes bem como verificar que as dificuldades encontradas durante o processo de transição gravitam sobre elementos como a pandemia e as dificuldades impostas no gerenciamento da Educação para melhor aproveitamento do ensino-aprendizagem dos alunos, principalmente na dificuldade de acesso destes aos meios de tecnológicos utilizados no período pandêmico, como celulares, computadores e tablets. Com a transição da escola para uma ECIT, foi possível perceber diversos impactos negativos para os alunos e professores, e de forma especial para os professores de geografia que tiveram sua carga horária drasticamente reduzida além de terem que ministrar disciplinas que são exógenas a sua área de formação. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Ma. Nathália Rocha Morais | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de geografia | pt_BR |
dc.subject | Pandemia | pt_BR |
dc.subject | Ensino integral e técnico | pt_BR |
dc.title | O ensino de geografia em meios aos desafios da pandemia e da transição do ensino regular para o integral e técnico no município de Mogeiro-PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 30 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - ANDRESSA TAYRINE.pdf | PDF - Andressa Tayrine dos Santos Oliveira | 1.24 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
termo de deposito.pdf | Termo de depósito | 70.6 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.