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dc.contributor.authorCosta, Andrezza Henriques-
dc.date.accessioned2024-05-09T11:37:07Z-
dc.date.available2024-05-09T11:37:07Z-
dc.date.issued2012-12-05-
dc.identifier.otherCDD 613 077-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31372-
dc.descriptionCOSTA, Andrezza Henriques. Uma investigação do programa “Mais Educação” no município de Campina Grande - Paraíba. 2024. 31 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Física Escolar) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa é um estudo sobre o Programa Mais Educação (PME), com o intuito de avaliar a concepção de educação integral existente nesse Programa através da sua atuação na escola, a partir da objetivação dos documentos prescritos no programa no âmbito da escola. Nesse procedimento, levantamos algumas questões que constituíram a problemática da pesquisa, a saber: com qual abrangência a proposta do Programa Mais Educação exercida no município de Campina Grande da Paraíba, pode ser elucidada em uma dimensão da educação integral? Qual entendimento de educação integral propagada na Portaria Interministerial nº 17/2007? Em que condição o aumento da jornada escolar está relacionado a uma maior qualidade de educação básica ofertada pelas escolas públicas do Município de Campina Grande, Paraíba? Metodologicamente, realizamos uma pesquisa de campo, bem como, pesquisa bibliográfica sobre educação integral, trazendo os estudos de Cavaliere (2007), Coelho (2009) e Guará (2009). Os resultados da investigação nos apontaram que, apesar do Programa Mais Educação (PME) compor uma das ações do Plano de Desenvolvimento Educacional (PDE), ele se presta como uma estratégia para induzir estados e municípios a estenderem a jornada escolar na perspectiva da educação integral. Além disso, foi possível verificar também que o PME contempla uma proposta de educação integral pautada na formação humana e na proteção integral. Por fim, as entrevistas semi-estruturadas realizadas com aquelas que atuam no contexto da prática nos revelaram limitações na sua implementação, tanto no que se refere à falta de estrutura física das escolas para o desenvolvimento da educação integral quanto à colaboração dos profissionais das escolas que desenvolvem essas atividades. Além disso, também averiguamos que os profissionais responsáveis pelo contexto da prática têm um conhecimento limitado das concepções de educação integral trazidos pelo PME.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Esp. José Eugênio Eloi Mourapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectEducação integralpt_BR
dc.subjectMais Educaçãopt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.titleUma investigação do programa “Mais Educação” no município de Campina Grande - Paraíbapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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