Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31376
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Fernandes, Fernanda Suzane Barbosa | - |
dc.date.accessioned | 2024-05-09T11:48:53Z | - |
dc.date.available | 2024-05-09T11:48:53Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-26 | - |
dc.identifier.other | CDD 540.7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31376 | - |
dc.description | FERNANDES, Fernanda Suzane Barbosa. Análise da temática polímeros com o uso de metodologia ativa: uma revisão sistemática de artigos da revista química nova na escola. 2024. 29 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho possui o objetivo de analisar artigos que utilizaram o Tema Plásticos para ensinar o assunto de Polímeros na educação básica, numa perspectiva da Sustentabilidade. Nesse estudo bibliográfico, a Revista Química Nova na Escola (QNEsc) foi o lócus de pesquisa. Neste periódico foram selecionados todos aqueles que possuíam relação com o tema através da busca no site pelas palavras-chaves “polímeros”, “plásticos” e “sustentabilidade” entre os anos de 2017 e 2022. A análise completa dos artigos proporcionou uma compreensão mais detalhada acerca das metodologias ativas - com destaque nas híbrida, sala de aula invertida (associada ao júri simulado) e a ABP (aprendizagem baseada em problemas), associada ao tema gerador - utilizadas pelos autores, revelando que o uso de recursos didáticos inovadores associado às abordagens CTSA em sala de aula facilita a compreensão dos estudantes. Por consequência, nas aulas nas quais os alunos eram protagonistas e foram instigados a desenvolver suas competências e habilidades de avaliação, julgamento e responsabilidade, constatou-se melhores resultados no quesito compreensão do assunto a partir das metodologias apresentadas. Nesse contexto, é possível considerar que os artigos em análise são um bom referencial para aportar pesquisas dessa linha de estudo. Em última análise, consideramos que os estudos favoreceram o processo de construção do conhecimento dos participantes envolvidos nas pesquisas analisadas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Me. Gilberlandio Nunes da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Metodologias ativas | pt_BR |
dc.subject | Plásticos | pt_BR |
dc.subject | Polímeros | pt_BR |
dc.subject | Sustentabilidade | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
dc.title | Análise da temática polímeros com o uso de metodologia ativa: uma revisão sistemática de artigos da revista química nova na escola | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 05 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Fernanda Suzane Barbosa Fernandes.pdf | TCC - Fernanda Suzane Barbosa Fernandes | 292.5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito.pdf | Termo de Depósito | 95.99 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.