Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31394
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPires, Anne Carolline Patrício-
dc.date.accessioned2024-05-09T12:48:53Z-
dc.date.available2024-05-09T12:48:53Z-
dc.date.issued2024-02-19-
dc.identifier.otherCDD 530-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31394-
dc.descriptionPIRES, Anne Carolline Patrício. Percepção de docentes das áreas de Ciências da Natureza e Matemática sobre metodologias ativas e seus usos no ensino remoto. 2024. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO referido trabalho tem como principal objetivo conhecer a percepção de docentes das áreas de Matemática e suas tecnologias sobre Metodologias Ativas e seus usos no ensino remoto. Metodologias ativas (MA) são formas de abordagens de ensino que tem como objetivo envolver os estudantes no processo de aprendizagem, diferentemente do ensino tradicional, que tem como fonte principal as informações passadas pelo professor. Para a realização desta pesquisa, adotamos a abordagem qualitativa onde, a partir das respostas de docentes disponibilizadas no Google Forms buscamos: i) identificar se os docentes sabem o que são MA e se fizeram uso das MA durante o ensino remoto; ii) observar se os docentes indicam ser conhecedores do significado de estratégias, ferramentas, métodos, metodologias e abordagens de ensino; iii) conhecer as principais dificuldades/desafios enfrentados pelos docentes que fizeram uso das MA no ensino remoto; iv) saber se os docentes continuam aplicando MA no ensino presencial e o porquê. Identificamos que apesar da maioria dos docentes indicarem o uso de meios ativos durante o ensino remoto, poucos exibem maior grau de conhecimento a respeito das MA. A maioria demonstrou certa confusão ao relatar sobre seus usos contudo, gostariam de conhecer mais sobre as MA para poderem levá - las às salas de aula de forma presencial, um indicativo de que formações continuadas sobre a temática seriam pertinentes.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Profa. Ms. Janaína Guedes da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectPercepção docentept_BR
dc.subjectAulas remotaspt_BR
dc.titlePercepção de docentes das áreas de Ciências da Natureza e Matemática sobre metodologias ativas e seus usos no ensino remotopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:04 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Anne Carolline Patrício PiresTCC - Anne Carolline Patrício Pires1.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito192.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.