Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31399
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ferreira, Juan Lucas Santos | - |
dc.date.accessioned | 2024-05-09T13:09:13Z | - |
dc.date.available | 2024-05-09T13:09:13Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-04 | - |
dc.identifier.other | CDD 570 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31399 | - |
dc.description | FERREIRA, Juan. Primeiro ciclo de validação do jogo educacional complexo 'Adaptative". 2024. 58 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta é uma pesquisa de desenvolvimento que tem o Modelo de Reconstrução Educacional como base teórica e metodológica. O objetivo é avaliar e validar o jogo educacional complexo "Adaptive". Trata-se de um jogo de tabuleiro com o contexto de interações entre biomas brasileiros e espécies de animais nativos. Este é o primeiro ciclo de validação para identificar a potencialidade pedagógica do jogo, ou seja, se há indícios de que o jogo consegue promover os objetivos educacionais estipulados a priori. A estratégia metodológica utilizada foram ciclos de balanceamento e feedback que permite identificar e avaliar as reações do sistema de jogo às ações do jogador. Os testes foram feitos com grupos de especialistas em jogos (N=6), especialistas em conteúdos científicos (N=5) e pedagógicos (N =1), e com o público-alvo do jogo (discentes de graduação de biologia). Ao todo o jogo foi aplicado com 129 estudantes, contudo, apenas 83 responderam aos pré e pós-teste, tornando-se este o nosso número de análise. Os dados foram coletados a partir de formulários online, sendo que o pré-teste foi respondido antes da interação com o jogo e o pós-teste imediatamente após a conclusão da partida. A análise dos resultados com os especialistas principalmente do conteúdo científico demonstra afirmação sobre o objetivo educacional e como ele pode ser alcançado no jogo e com o público-alvo aponta evidências que apoiam a hipóteses de que o jogo Adaptative tem potencial para promover objetivos educacionais relativos a aprendizagem de conteúdos conceituais procedimentais e atitudinais em ecologia, já que identificamos reconstrução educacional (ampliação de repertório): decréscimo de 6,5% de respostas pouco informadas; decréscimo de 7,5% de respostas parcialmente informadas; aumento de 14% de respostas bem-informadas. Quando comparamos as porcentagens do pré com o pós teste obtemos as seguintes evidências: 1) pouco e parcialmente informadas: antes 68,4%, depois 54,4%; 2) parcialmente informadas e bem-informadas: antes 65,1%, depois 71,6%. A intenção é que o jogo alcance mais de 50% de respostas bem-informadas e para isso serão necessárias algumas modificações, tais como: balanceamento das cartas do jogo (seja no nível de adaptação ou de migração da espécie para melhor jogabilidade); ordem do acontecimento dos eventos e ações da rodada; tempo de jogo. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Roberta Smania Marques | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Modelo de reconstrução educacional | pt_BR |
dc.subject | Jogos educacionais complexos | pt_BR |
dc.subject | Ensino da biologia | pt_BR |
dc.title | Primeiro ciclo de validação do jogo educacional complexo 'Adaptative" | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 11 / 16 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Juan Luca Santos Ferreira | TCC - Juan Luca Santos Ferreira | 19.37 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Deposito | Termo de Deposito | 218.42 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.