Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/313
Título: O que isso quer dizer?: hermenêutica e psicanálise
Autor(es): Silva, Frankleudo Luan de Lima
Palavras-chave: Psicanálise
Hermenêutica
Psicologia
Data do documento: 27-Set-2012
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo articular psicanálise e hermenêutica na obra de Paul Ricoeur, tomando como base o conceito de interpretação. O contato entre esses dois campos do saber suscitou contribuições recíprocas. Pode-se afirmar que as contribuições que a hermenêutica deu e dá à psicanálise orbitam em torno da atitude frente a um fenômeno que exige decifração, a um símbolo que oculta e revela sentidos. Interpretar um fenômeno, qualquer que seja, é fazer sua hermenêutica, é participar de um processo de produção (não apenas desvelamento) de significados. A hermenêutica, enquanto atitude filosófica de desmascaramentos e ressignificações e enquanto conjunto de regras que presidem as interpretações, serve à psicanálise na sua empreitada de exploração da lógica que rege o inconsciente: esse “vazio” que nos interpela e constitui. A psicanálise, por outro lado, com a construção dos conceitos metapsicológicos e com o descentramento do sujeito pensante, tornou praticamente impossível continuar a fazer filosofia como antes, advoga Ricoeur. Depois do advento da psicanálise, a hermenêutica, especificamente, e a filosofia, em geral, precisam incorporar às suas reflexões as descobertas de Freud como instrumento da cogitação e da crítica da consciência imediata. Ou seja, a reflexão filosófica deve se apropriar do instrumental interpretativo oferecido pela metapsicologia, tornando a interpretação do desejo um dos instrumentos da reflexão e objetivando, fundamentalmente, uma arqueologia do sujeito.
Descrição: SILVA, F. L. de L. O que isso quer dizer?: hermenêutica & psicanálise. 2011. 100f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/313
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Frankleudo Luan de Lima Silva.pdfFrankleudo Luan de Lima Silva1.28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.