Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3141
Título: Diagnóstico dos impactos socioambientais da lagoa Barragem de Areial e sua revitalização como proposta de sustentabilidade
Autor(es): Marcolino, Cristiana de Oliveira
Palavras-chave: Recursos Hídricos
Ação Antrópica
Degradação Ambiental
Data do documento: 19-Mar-2014
Resumo: Um dos grandes problemas que a humanidade enfrenta na atualidade é a degradação ambiental, principalmente dos recursos hídricos, em decorrência da utilização dos recursos que a natureza oferece sem preocupações, com as consequências que causará as gerações futuras. Pode-se destacar como um exemplo os problemas encontrados na lagoa Barragem de Areial – PB, um reservatório de água que começou seu processo de degradação nas décadas de 1980 a 1990. Os impactos causados foram inúmeros, já que a água da barragem beneficiava boa parte da população local em períodos de estiagem. Dentro deste contexto, o presente estudo pretende analisar este processo de degradação, os principais problemas e impactos que se apresentam perante a população após esta degradação e as medidas que estão sendo tomadas por parte do Poder Público para reverter esta situação. Para a realização deste trabalho, utilizou-se uma abordagem fenomenológica, observando-se as relações sociais cotidianas que resultaram essa realidade. Como procedimentos foram realizadas pesquisas de caráter bibliográfico, entrevistas com agentes públicos, e com os morados das áreas próximas bem como dados coletados por historiadores da cidade. Os principais fatores que influenciaram este desgaste ambiental foram o crescimento da população urbana, já que a barragem se localiza no interior da cidade e, com seu desenvolvimento, muitas casas foram construídas em seus arredores, acarretando em graves problemas como o despejo de esgotos nas suas águas, lançamentos de resíduos sólidos e orgânicos, além de animais amarrados em suas margens e outros. A partir desse estudo, foram detectados os fatores que ocasionaram o desgaste ambiental como também a visão da comunidade sobre a problemática abordada.
Descrição: Marcolino, C. de O. Diagnóstico dos impactos socioambientais da lagoa Barragem de Areial e sua revitalização como proposta de sustentabilidade. 78f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3141
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cristiana de Oliveira Marcolino.pdfCristiana de Oliveira Marcolino4.57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.