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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31428
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Silva Júnior, Josinaldo Ferreia da | - |
dc.date.accessioned | 2024-05-13T14:05:29Z | - |
dc.date.available | 2024-05-13T14:05:29Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-21 | - |
dc.identifier.other | CDD 540 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31428 | - |
dc.description | SILVA JÚNIOR, Josinaldo Ferreia da. O livro O médico e o monstro ( Stevenson, R.L.) como recurso didático: reflexões para o ensino de química. 2024. 67 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | A influência da ficção científica na cultura contemporânea molda as representações da Ciência e do cientista, que frequentemente cativam o imaginário popular, contudo estas representações nem sempre estão alinhadas com os conceitos científicos estabelecidos. Apesar disto, a ficção científica possui um potencial didático relevante, demandando, contudo, criatividade por parte dos educadores para sua integração eficaz no ensino de Ciências. Dentro desse contexto, a obra "O Médico e o Monstro" de Robert Louis Stevenson emerge como uma ferramenta valiosa para aulas de Ciências, especialmente de Química, estimulando debates sobre ética, humanização do cientista e os conceitos científicos expressos na narrativa. Diante da influência da ficção científica na sociedade, este estudo propõe discutir as relações entre o livro de Stevenson e o ensino de Química sob uma perspectiva de divulgação científica. Para isso, adotou-se uma abordagem exploratória qualitativa, com foco na análise da narrativa do autor. A metodologia utilizada foi a análise de conteúdo conforme Bardin (1977), com ênfase nas representações da ciência, do cientista e de suas atividades laboratoriais, visando a investigação de questões éticas e morais presentes nessas representações. Além disso, o estudo da obra teve como objetivos específicos identificar e discutir os conteúdos de Química e de Ciências presentes na narrativa e como podem ser aplicados em sala de aula. Os resultados da análise evidenciaram a relação dos conceitos científicos presentes na obra, especialmente com os conteúdos de Química, sugerindo sua aplicação como organizadores prévios, em consonância com a proposta da teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. A reflexão sobre a representação do cientista e da Ciência na narrativa evidenciou as influências políticas e econômicas na construção dessas representações. Abordou-se a importância de questionar as implicações éticas das pesquisas científicas, bem como as práticas laboratoriais questionáveis descritas na obra, ressaltando a necessidade de segurança no trabalho científico. Sugere-se uma abordagem interdisciplinar ao abordar a obra em sala de aula, explorando conceitos de Física, Biologia e Química de forma integrada para discutir os impactos sociais e ambientais da ciência. Utilizar o livro como organizador prévio, conforme a teoria de Ausubel, para introduzir conteúdos sobre Dispersões Químicas, pode estimular a aprendizagem significativa nos educandos, alinhando-se às diretrizes da BNCC (2018). Essa abordagem não apenas aprofunda a compreensão da obra literária, mas também enriquece o processo educativo, proporcionando aos estudantes uma visão mais ampla e integrada da ciência na realidade cotidiana. Por último, é reconhecida a necessidade de atividades experimentais para consolidar as ideias propostas neste estudo. Portanto, é aconselhável abordar os conceitos de Dispersão Química com estudantes da primeira série do Ensino Médio, especialmente porque esses conteúdos estão em conformidade com o currículo, sobretudo para esse nível de ensino, alinhando-se com o tema das Soluções Químicas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Me. Gilberlândio Nunes da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ficção científica | pt_BR |
dc.subject | O médico e o monstro - Literatura | pt_BR |
dc.subject | Comunicação científica | pt_BR |
dc.subject | Química - ensino | pt_BR |
dc.title | O livro O médico e o monstro (Stevenson, R. L.) como recurso didático: reflexões para o ensino de química | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 05 - TCC |
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