Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3143
Título: Uma instituição escolar católica em Alagoa Grande: as Irmãs Dorotéias e o Colégio Nossa Senhora do Rosário (1917 – 1919)
Autor(es): Silva, Robson de Oliveira
Palavras-chave: História da Educação
Educação Católica
Ensino
Data do documento: 19-Mar-2014
Resumo: A História da Educação é um campo de saber da História que vem ganhando bastante fôlego nos últimos anos, dando possibilidades diversas de investigação a partir de objetos de estudo como a cultura escolar, as relações políticas e sociais no âmbito da educação, as instituições escolares, e demais matizes da história do universo instrucional. Entretanto, os estudos sobre História da Educação no Brasil e no Estado da Paraíba são recentes, principalmente no tocante aos estudos relacionados às instituições de ensino e da instrução confessional, necessitando serem explorados com mais veemência, tendo em vista contribuir com esse campo de conhecimento. Tendo em vista essa questão, objetiva-se nesse trabalho, investigar a história de uma instituição de educação confessional do início do século XX no Brejo paraibano, o Colégio Nossa Senhora do Rosário, fundada na cidade de Alagoa Grande em 1919, administrada pelas Irmãs de Santa Dorotéia, buscando discutir o contexto social e político da construção do colégio, revelando as tramas que possibilitaram não só a construção do seu ambiente físico, mas também da escolha da ordem responsável pela administração do mesmo, e a sua cultura escolar através da pedagogia de Paula Frassinetti, matriarca da instituição. Para tanto, utilizou-se da seguinte metodologia: pesquisa de fontes bibliográficas e documentos primários, visita ao colégio e registro fotográfico do mesmo. Através da pesquisa verificou-se a influência de personalidades importantes na fundação do colégio e de outras instituições escolares na Paraíba e em Alagoa Grande, como o Arcebispo Dom Adauto de Miranda Henriques dentre outros. Além disso, foi possível compreender a intencionalidade na construção dessas escolas, como resistência ao processo de laicização do ensino que se vivia naquele momento histórico, bem como da necessidade de se fornecer educação de qualidade as filhas da elite agrária da região do Brejo paraibano. Assim, constata-se a importância do colégio estudado para compreender a História da Educação na Paraíba.
Descrição: Silva, R. de O. Uma instituição escolar católica em Alagoa Grande: as Irmãs Dorotéias e o Colégio Nossa Senhora do Rosário (1917 – 1919). 2014. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3143
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Robson de Oliveira Silva.pdfRobson de Oliveira Silva1.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.