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dc.contributor.authorCavalcante, Rosimária Felix-
dc.date.accessioned2024-05-14T10:56:29Z-
dc.date.available2024-05-14T10:56:29Z-
dc.date.issued2023-06-15-
dc.identifier.otherCDD 372.89-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31445-
dc.descriptionCAVALCANTE, R. F. Memória, patrimônio, educação patrimonial e história local: uma proposta interdisciplinar nas escolas de Pedra Lavrada-PB. 2023. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.pt_BR
dc.description.abstractTrabalhar com a história local é possibilitar com que a população se sinta parte da história, como agentes históricos construtores da mesma e assim implementar esta proposta dentro da sala de aula, não somente nas aulas de história, mais nas diversas áreas do ensino Infantil ao ensino médio para que os alunos a partir deste conhecimento se sintam integrantes e conheçam a importância de sua cidade. Como proposta visamos trazer tal discussão levando em relevância o fato de pouco ser ensinado e pouco conhecimento entorno da verdadeira história de Pedra Lavrada-PB e de sua Pedra de Retumba por parte dos alunos e em especial aos estudantes do Ensino Médio e partindo desta proposta trouxemos como objetivo geral deste estudo é problematizar a importância histórica, cultural e educacional da Pedra de Retumba da cidade de Pedra Lavrada-PB como patrimônio histórico e arqueológico que faz parte da memória local dentro da educação nas escolas do município, e dentro dos objetivos específicos mostrar a partir da educação patrimonial no ensino de história sobre a importância educativa e formativa da história da Pedra de Retumba trazendo uma proposta educativa a partir de um caderno temático baseado na memória da Pedra de Retumba e de que modo a educação patrimonial articulada ao ensino de história na perspectiva da memória e do patrimônio permite educar sobre a cidade. Para melhor compreensão do assunto trabalhamos a partir dos estudos de Pollak(1989), Jacques Le Goff,(1990), Pierre Nora(1990), Maurice Halbwachs(1950) e Kraish (2007). Estes estudiosos em torno da memória e patrimônio e no campo da educação patrimonial trouxemos Pelegrini (2006), Melo (2014). Para realizar a pesquisa em torno do tema proposto foi feita uma pesquisa qualitativa realizada por meio do estudo de caso sobre a história local da cidade a partir da análise documental e a pesquisa bibliográfica com autores que destinaram o seu trabalho sobre a história local da cidade de Pedra lavrada e a Pedra de Retumba. Partindo desta construímos uma sequência didática para implementação no ensino de história sobre a Pedra de Retumba para entender pelo viés educacional, a história de uma cidade, como a mesma pode ser inserida dentro do ambiente escolar promovendo a interdisciplinaridade e o aperfeiçoamento de novas metodologias dentro das aulas de história buscando provocar o aluno para o conhecimento da sua história, do seu município tornando o aluno mais ativo dentro das aulas a procura de se entender e se inserir dentro da sociedade como agente histórico.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Patrícia Cristina de Aragãopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectPatrimôniopt_BR
dc.subjectPedra Lavradapt_BR
dc.subjectHistória localpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleMemória, patrimônio, educação patrimonial e história local: uma proposta interdisciplinar nas escolas de Pedra Lavrada-PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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