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dc.contributor.authorSantos, Veriana Martins dos-
dc.date.accessioned2024-05-14T11:52:35Z-
dc.date.available2024-05-14T11:52:35Z-
dc.date.issued2022-12-09-
dc.identifier.otherCDD 372.89-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31452-
dc.descriptionSANTOS, V. M. Lampião e o cangaço: considerações historiográficas a partir de representações em livros didáticos do ensino médio. 2022. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.pt_BR
dc.description.abstractObjetivamos, do decorrer deste trabalho, discorrer sobre o nível de relevância do Cangaço e da figura histórica de Lampião para o ensino da disciplina História a partir dos livros didáticos distribuídos à terceira série do Ensino Médio. Para cumprirmos com nosso objetivo, descrevemos e analisamos os seguintes livros: História (AZEVEDO; SERIACOPI, 2005); Ciências humanas e suas tecnologias (MURRIE, 2006); História: das cavernas ao terceiro milênio (BRAICK; MOTA, 2016); História: sociedade e cidadania, 3º ano (BOULOS JÚNIOR, 2016); História: passado e presente (AZEVEDO; SERIACOPI, 2016); Moderna Plus: ciências humanas e sociais aplicadas (BRAICK et al, 2020); Identidade em ação: ciências humanas e sociais aplicadas (KARNAL et al, 2020). Com respaldo em nossas considerações analíticas do tema quando apresentado nas referidas obras, chegamos à conclusão de que expõem resquícios de historicidade nem sempre condizentes com a realidade dos fatos e, quase sempre, determinados por vieses universalistas, reducionistas e equivocados que demonstram o descompromisso do saber didático em acompanhar o saber histórico a esse respeito. Também se fez pertinente fazer uma análise do próprio tema deste trabalho perante conceituações teóricas, haja vista a necessidade de conhecimentos a serem comparados com os expostos nos livros didáticos acima, pelas quais chegamos a atribuir o Cangaço como um Fenômeno Social e, também, Guerra Civil, descartando descrições que, em torno de si, o definem como Movimento, Revolução e Banditismo Social. Para efeitos teórico-metodológicos, nomes como Hobsbawn (1983), Wiesebron (1996), Arendt (2011), Batista (2012), Hobsbawn (2015), Dias e Soraya (2021), Silva (2022) e Walter (2022), dentre outros, surgiram para alicerçar nossas considerações.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Dr. Francisco Jomário Pereirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectHistória do cangaçopt_BR
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.titleLampião e o cangaço: considerações historiográficas a partir de representações em livros didáticos do ensino médiopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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