Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31452
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Veriana Martins dos | - |
dc.date.accessioned | 2024-05-14T11:52:35Z | - |
dc.date.available | 2024-05-14T11:52:35Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-09 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.89 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31452 | - |
dc.description | SANTOS, V. M. Lampião e o cangaço: considerações historiográficas a partir de representações em livros didáticos do ensino médio. 2022. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Objetivamos, do decorrer deste trabalho, discorrer sobre o nível de relevância do Cangaço e da figura histórica de Lampião para o ensino da disciplina História a partir dos livros didáticos distribuídos à terceira série do Ensino Médio. Para cumprirmos com nosso objetivo, descrevemos e analisamos os seguintes livros: História (AZEVEDO; SERIACOPI, 2005); Ciências humanas e suas tecnologias (MURRIE, 2006); História: das cavernas ao terceiro milênio (BRAICK; MOTA, 2016); História: sociedade e cidadania, 3º ano (BOULOS JÚNIOR, 2016); História: passado e presente (AZEVEDO; SERIACOPI, 2016); Moderna Plus: ciências humanas e sociais aplicadas (BRAICK et al, 2020); Identidade em ação: ciências humanas e sociais aplicadas (KARNAL et al, 2020). Com respaldo em nossas considerações analíticas do tema quando apresentado nas referidas obras, chegamos à conclusão de que expõem resquícios de historicidade nem sempre condizentes com a realidade dos fatos e, quase sempre, determinados por vieses universalistas, reducionistas e equivocados que demonstram o descompromisso do saber didático em acompanhar o saber histórico a esse respeito. Também se fez pertinente fazer uma análise do próprio tema deste trabalho perante conceituações teóricas, haja vista a necessidade de conhecimentos a serem comparados com os expostos nos livros didáticos acima, pelas quais chegamos a atribuir o Cangaço como um Fenômeno Social e, também, Guerra Civil, descartando descrições que, em torno de si, o definem como Movimento, Revolução e Banditismo Social. Para efeitos teórico-metodológicos, nomes como Hobsbawn (1983), Wiesebron (1996), Arendt (2011), Batista (2012), Hobsbawn (2015), Dias e Soraya (2021), Silva (2022) e Walter (2022), dentre outros, surgiram para alicerçar nossas considerações. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Dr. Francisco Jomário Pereira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | História do cangaço | pt_BR |
dc.subject | Ensino de história | pt_BR |
dc.title | Lampião e o cangaço: considerações historiográficas a partir de representações em livros didáticos do ensino médio | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 29 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TERMO DE ENTREGA E PUBLICAÇÃO.pdf | Termo de depósito | 68.86 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
TCC - Veriana Martins dos Santos - Publicado.pdf | PDF - Veriana Martins dos Santos | 1.29 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.