Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3146
Título: Dom Adauto de Miranda: as multifaces do primeiro bispo da Paraíba
Autor(es): Silva, Cezar José da
Palavras-chave: Biografia
Dom Adauto de Miranda
Religião
Data do documento: 19-Mar-2014
Resumo: A religião foi sempre um referencial para a sociedade, que lhe conferiu preceitos morais e criou uma grande rede de signos e significados, que se tornaram muito importantes para os membros das sociedades humanas. Uma dessas grandes religiões é o cristianismo, que surgiu ainda na História Antiga e que hoje se divide em vários ramos. A maior dessas divisões é a Igreja Católica, que passava por um período de perda de poder no fim do século XIX e começo do século XX. Nesse contexto, entra o personagem analisado na presente obra historiográfica, Dom Adauto de Miranda, o qual foi um homem que teve muita importância em varias áreas do poder na Paraíba. Nesse artigo, então, iremos analisar tais influências, partindo de um campo mais religioso e atravessando os caminhos da educação e da política, e não deixando de relatar suas influências no campo da romanização do clero paraibano.
Descrição: Silva, C. J. da. Dom Adauto de Miranda: as multifaces do primeiro bispo da Paraíba. 2012. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3146
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cezar José da Silva.pdfCezar José da Silva763.09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.