Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31464
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Nascimento, Bruno do | - |
dc.date.accessioned | 2024-05-14T12:20:26Z | - |
dc.date.available | 2024-05-14T12:20:26Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-30 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.89 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31464 | - |
dc.description | NASCIMENTO, B. Estratégias para o ensino da geografia na educação básica: o uso da gamificação para o processo de aprendizagem e socialização coletiva. 2023. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O atual contexto educacional e o frequente desinteresse pelas aulas sinalizam a necessidade de que os docentes fomentem o incentivo à participação autônoma dos estudantes durante seu processo de aprendizagem a partir do uso de metodologias ativas e da busca por novas estratégias didáticas. A experiência do estágio supervisionado contribui para a formação docente e possibilita o desenvolvimento e a construção de um caminho de ensino e aprendizagem, e a Gamificação se mostra uma ótima opção para a aprendizagem dos conceitos geográficos. Este artigo tem como objetivo geral analisar a contribuição da Gamificação no ensino da Geografia para a formação intelectual, ética e social dos indivíduos, a fim de possibilitar o desenvolvimento do ensino na educação para o processo crítico e reflexivo em relação ao âmbito social. Metodologicamente, foi adotada uma abordagem qualitativa, pautada na observação, descrição e compreensão das atividades em sala de aula, utilizando estudos de caso e textos bibliográficos relacionados ao estágio supervisionado e à Gamificação. Quanto aos resultados alcançados, a utilização do jogo de tabuleiro, auxiliado pela aula expositiva, alcançou os objetivos programados, mostrando-se eficiente para o dinamismo das aulas. No entanto, é importante ressaltar que uma boa implantação do uso da Gamificação requer recursos e capacitação nessa modalidade, o que contribui para o desenvolvimento de um profissional qualificado. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Me. Maria Juliana Leopoldino Vilar | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de geografia | pt_BR |
dc.subject | Estágio supervisionado | pt_BR |
dc.subject | Gamificação | pt_BR |
dc.subject | Processo ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Estratégias para o ensino da geografia na educação básica: o uso da gamificação para o processo de aprendizagem e socialização coletiva | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 30 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Bruno Nascimento .pdf | PDF - Bruno Nascimento | 1.27 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de deposito.pdf | Termo de depósito | 204.79 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.