Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31464
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNascimento, Bruno do-
dc.date.accessioned2024-05-14T12:20:26Z-
dc.date.available2024-05-14T12:20:26Z-
dc.date.issued2023-06-30-
dc.identifier.otherCDD 372.89-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31464-
dc.descriptionNASCIMENTO, B. Estratégias para o ensino da geografia na educação básica: o uso da gamificação para o processo de aprendizagem e socialização coletiva. 2023. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO atual contexto educacional e o frequente desinteresse pelas aulas sinalizam a necessidade de que os docentes fomentem o incentivo à participação autônoma dos estudantes durante seu processo de aprendizagem a partir do uso de metodologias ativas e da busca por novas estratégias didáticas. A experiência do estágio supervisionado contribui para a formação docente e possibilita o desenvolvimento e a construção de um caminho de ensino e aprendizagem, e a Gamificação se mostra uma ótima opção para a aprendizagem dos conceitos geográficos. Este artigo tem como objetivo geral analisar a contribuição da Gamificação no ensino da Geografia para a formação intelectual, ética e social dos indivíduos, a fim de possibilitar o desenvolvimento do ensino na educação para o processo crítico e reflexivo em relação ao âmbito social. Metodologicamente, foi adotada uma abordagem qualitativa, pautada na observação, descrição e compreensão das atividades em sala de aula, utilizando estudos de caso e textos bibliográficos relacionados ao estágio supervisionado e à Gamificação. Quanto aos resultados alcançados, a utilização do jogo de tabuleiro, auxiliado pela aula expositiva, alcançou os objetivos programados, mostrando-se eficiente para o dinamismo das aulas. No entanto, é importante ressaltar que uma boa implantação do uso da Gamificação requer recursos e capacitação nessa modalidade, o que contribui para o desenvolvimento de um profissional qualificado.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Me. Maria Juliana Leopoldino Vilarpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subjectProcesso ensino-aprendizagempt_BR
dc.titleEstratégias para o ensino da geografia na educação básica: o uso da gamificação para o processo de aprendizagem e socialização coletivapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Bruno Nascimento .pdfPDF - Bruno Nascimento1.27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de deposito.pdfTermo de depósito204.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.