Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3147
Título: “Eu sou o Zé o „mesmo‟ Zé”: canções que marcaram a figura política de José Augusto Maia Santa Cruz do Capibaribe de 1998 a 2004
Autor(es): Melo Júnior, Mário Francisco de
Palavras-chave: Personagem Político
Figura Pública
Poder Local
Teatralização do Poder
Data do documento: 19-Mar-2014
Resumo: O presente artigo tem como objetivo de estudo a figura de José Augusto Maia no município de Santa Cruz do Capibaribe PE, por meio do recorte temporal que compreende a sua primeira candidatura de destaque, em 1998, passando por todos os pleitos eleitorais até 2004, onde se encerra. O período supracitado é quando o candidato José Augusto Maia começa a compor e interpretar canções escritas em primeira pessoa na intenção de usá-las como propaganda eleitoral. Por se envolver numa trama relacionada à política, este trabalho será inserido no viés da Nova História Política. Tomamos como fonte os principais textos do Jornal Página Livre e da Revista Atual, canções de períodos eleitorais e áudios de programas radiofônicos. A escolha deste objeto partiu da necessidade de analisar como essa figura, a partir de sua vida política e das figuras que instituiu para si nas canções, criou uma forma de ver e de ser visto politicamente. Desse modo, nos apoiamos nos conceitos de Teatralização do Poder, a partir de Georges Balandier e Schwartzenberg, bem como na idéia de representação deChartier.
Descrição: Melo Júnior, M. F. de. “Eu sou o Zé o „mesmo‟ Zé”: canções que marcaram a figura política de José Augusto Maia Santa Cruz do Capibaribe de 1998 a 2004. 2012. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3147
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mário Francisco de Melo Júnior.pdfMário Francisco de Melo Júnior1.49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.