Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31488
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Xavier, Rannyele Marques Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2024-05-14T14:24:02Z | - |
dc.date.available | 2024-05-14T14:24:02Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-05 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.89 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31488 | - |
dc.description | XAVIER, R. M. P. Formação docente em história e a abordagem de crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. 2023. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno comportamental que tem como principais características a desatenção, desorganização e impulsividade. Posto isto, entende-se que para garantir a inclusão dos alunos com TDAH no âmbito escolar, é necessário abordar estas questões na formação inicial docente. No campo do ensino de História e na construção do saber histórico escolar é fundamental desenvolver o debate em torno deste tema, pois a criança com transtorno de atenção e hiperatividade necessita de algumas modificações e adaptações curriculares que possam promover seu desenvolvimento escolar. Enquanto questão problema de pesquisa apresentamos o seguinte questionamento: de que modo a discussão sobre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade contribui na formação de professores de História e no debate da educação escolar? Nesse sentido, este artigo busca discutir sobre o TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) na formação docente, sobretudo no ensino de História, contribuindo assim para o debate neste campo do saber, e na formação educativa dos estudantes universitários com base nesta temática. Este estudo se insere no campo do ensino de História a partir dos trabalhos desenvolvidos por Pina et. al (2020), Soares Júnior (2019) e Caimi (2015), dialogando também com os especialistas Rohde e Benzick (1999), Goldstein e Goldstein (1994) e Barkley (2008). Reconhecendo que atualmente esse distúrbio é um grande desafio para a educação, o presente estudo, tem como abordagem metodológica a pesquisa bibliográfica, apresentando propostas didáticas que visem incluir crianças e adolescentes com TDAH na escola, a partir das aulas de História. Demonstrou-se ainda, a relevância desta discussão na formação inicial docente, colaborando assim, para informar, orientar, e formar sobre questões fundamentais que são vivenciadas no cotidiano escolar de crianças e adolescentes com este transtorno. Portanto, conclui-se que é importante a uma formação continuada para os professores, no intuito de aperfeiçoamento em sua prática docente. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Patrícia Cristina de Aragão | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade - TDAH | pt_BR |
dc.subject | Hiperatividade | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Ensino de história | pt_BR |
dc.title | Formação docente em história e a abordagem de crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 29 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Rannyele Marques Pereira.pdf | PDF - Rannyele Marques Pereira Xavier | 441.54 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito.pdf | Termo de depósito | 3.62 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.