Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3149
Título: Memória e história do movimento de trabalhadores rurais em Alagoa Nova-PB: relatos biográficos de Josefa Ermina Cobé (1970-1984)
Autor(es): Vieira, Jadson Pereira
Palavras-chave: Movimento social
Reforma agrária
Memória
História da Paraíba
Data do documento: 19-Mar-2014
Resumo: Pensar a educação popular e os direitos humanos implica contemplar e visibilizar aspectos importantes dos estudos referentes aos movimentos sociais e neles trazer à tona suas protagonistas: As mulheres trabalhadoras rurais e suas lutas diárias. No contexto desses movimentos, a luta pela terra e a mobilização social de tais trabalhadoras, norteiam a história dos agentes sociais do campo, em face das condições desiguais de vida e trabalho que ainda possuem, em relação à minoria hegemônica do poder econômico da sociedade brasileira. Neste sentido, torna-se necessário abordar experiências e agenciamentos destas trabalhadoras, enfatizando como estas protagonizaram suas lutas no trajeto da história. Para tanto, destacamos muitas mulheres que atuaram na reforma agrária. Na busca de melhores condições de trabalho no campo. Objetivamos, assim, refletir acerca da luta pela terra em Alagoa Nova - PB, a partir do olhar centrado na atuação das trabalhadoras, partindo das memórias de uma líder local Josefa Ermina Cobé. Ancorados na biografia desta mulher camponesa, atuante no município paraibano durante o período ditatorial, narramos à história dos que participaram do movimento, tematizando a educação popular, problematizando e contextualizando a trajetória dos trabalhadores do Engenho Geraldo, tendo como foco as memórias e histórias desta liderança feminina. Nosso percurso metodológico é estruturado na História oral de vida em interface com documentos oficiais e imagéticos (fotografias). Trabalhar com a memória e a biografia nos possibilita trazer uma nova perspectiva na pesquisa social e, portanto histórica, que visa notabilizar a luta das trabalhadoras do campo no contexto dos movimentos sociais. Percebemos que pouco se discute o tema, no que se refere à figura da mulher que já lutou no processo de reforma agrária no país. Esta contribuição amplia os posicionamentos que descaracterizam o movimento social. Deste modo, compreendemos que a atuação feminina nesse âmbito incide numa forma de educação que privilegia os direitos humanos, conforme atesta a história de vida e a luta de nossa entrevistada.
Descrição: Vieira, J. P. Memória e história do movimento de trabalhadores rurais em Alagoa Nova-PB: relatos biográficos de Josefa Ermina Cobé (1970-1984). 2012. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3149
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jadson Pereira Vieira.pdfJadson Pereira Vieira556.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.