Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31493
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Tainara Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2024-05-14T14:34:04Z | - |
dc.date.available | 2024-05-14T14:34:04Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-29 | - |
dc.identifier.other | CDD 370 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31493 | - |
dc.description | SILVA. T. F. Representação da evasão dos discentes do curso de licenciatura em sociologia da UEPB. 2022. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sociologia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo apresenta um estudo específico sobre o curso de Licenciatura em Sociologia da Universidade Estadual da Paraíba. Teve como objetivo mostrar que o alto índice de desistência do Curso é um problema histórico e que a mudança de currículo, por indispensável que seja, não modifica as taxas de evasão. Cruzando dados sobre o abandono do curso com as mudanças curriculares, ao longo de um período, verificou-se que a evasão permanece alta, em cerca de cinquenta por cento (50%), enquanto os currículos acumulam cada vez mais matérias e disciplinas. Encontramos nos dados exploratórios e nas pesquisas consultadas, problemas sociológicos clássicos e contemporâneos, o que nos dá uma oportunidade única de formação de novos pesquisadores e docentes da Educação Básica e das Ciências Sociais para investigar um problema sociológico e educacional que mesmo antigo continua pertinente para estas comunidades. O objetivo deste artigo é desenvolver uma análise sobre as potencialidades dos distintos modelos analíticos para o aprofundamento das discussões teóricas e metodológicas a respeito da evasão discente no ensino superior. Sendo assim, o trabalho visa analisar por meio da revisão de literatura as peculiaridades apresentadas pelas pesquisas sobre evasão e os principais problemas que envolvem as probabilidades de permanência dos estudantes, que se tornam menores quando tratamos de estudantes que não se enquadram no perfil “tradicional”: branco, de classe média e com disponibilidade para dedicação exclusiva aos estudos. Neste artigo, apresentaremos nossas principais razões de pesquisa e as contribuições que pretendemos trazer tanto para o aprofundamento deste debate, quanto para repensar alternativas conjuntas que auxiliem as escolas a amenizarem tal problemática. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Ma. Silvânia Karla de Farias Lima | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Evasão | pt_BR |
dc.subject | Licenciatura em sociologia | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.title | Representação da evasão dos discentes do curso de licenciatura em sociologia da UEPB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 32 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Documento sem nome (1).pdf | Termo de depósito | 97.11 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
TCC - TAINARA FERREIRA SILVA.docx.pdf | PDF - Tainara Ferreira Silva | 753.66 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.