Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3150
Título: Santa Terezinha: especificidades administrativa e identitária de uma comunidade limítrofe
Autor(es): Faustino, Mayara Matos
Palavras-chave: Sociologia Urbana
Crescimento Urbano
Espaço Urbano – Santa Terezinha/PB
Data do documento: 19-Mar-2014
Resumo: O espaço urbano passa por profundas transformações ao longo do tempo, uma vez que as desigualdades e diferenças espaciais e sociais contribuem para a formação de um quadro socioeconômico diferente nos mais variados espaços. O crescimento deste espaço se dá a partir do momento em que o homem busca melhores condições de vida, devido a fatores como: busca por espaços menos violentos, aproximação de familiares, lugares de fácil acesso ao trabalho, entre outros. Dentro deste contexto a seguinte pesquisa sobre espaço urbano tem como objetivo fazer um estudo sobre a Comunidade de Santa Terezinha, que se localiza na BR 230, saída para a Capital João Pessoa, entre os municípios de Campina Grande e Massaranduba – PB. Não se tem ao certo, junto aos órgãos oficiais, a definição deste lugar, pois muitos o denominam de bairro, distrito e até mesmo povoado, sendo chamado muitas vezes de Vila Cabral de Santa Terezinha pela proximidade com o bairro da Vila Cabral. Por ser uma área fronteiriça, a população convive com essa indefinição, que se tornou o objeto central desta pesquisa. Dessa forma, fez-se necessário uma busca em órgão de pesquisa como o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), e a SEPLAN (Secretaria de Planejamento de Campina Grande – PB) além de uma pesquisa na Prefeitura Municipal de Massaranduba para a obtenção de dados inerentes na pesquisa, bem como uma observação e levantamento cartográfico do espaço em estudo.
Descrição: Faustino, M. M. Santa Terezinha: especificidades administrativa e identitária de uma comunidade limítrofe. 2011. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3150
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mayara Matos Faustino.pdfMayara Matos Faustino1.61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.