Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31501
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Balbino, Thais Karollayne Barros | - |
dc.date.accessioned | 2024-05-15T10:42:17Z | - |
dc.date.available | 2024-05-15T10:42:17Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-26 | - |
dc.identifier.other | CDD 370 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31501 | - |
dc.description | BARROS, T. K. B. As mulheres na educação brasileira: memórias e trajetórias entre 1950 e 1970. 2023. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A educação feminina pode fornecer uma perspectiva histórica sobre as políticas e práticas educacionais de cada época. Isso pode ser crucial para entender a contextualização da educação e a busca pela igualdade de gênero nas últimas décadas e para avaliar as políticas e práticas públicas. O estudo sobre a educação feminina nos anos 1950 e 1970 pode contribuir significativamente para o conhecimento na sociedade e educação brasileira a partir da luta das mulheres. O trabalho apresenta-se como uma proposta de análise histórica frente as discussões sobre as mulheres na educação brasileira no período de recorte para estudo. Como objetivo geral nossa proposta é refletir sobre a memória da educação feminina no Brasil entre as décadas de 1950 e 1970. O referencial teórico aportado foram: Scott (1995), Motte (1992), Abreu (2010) e Alves e Pitanguy (1981). Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica e documental a partir dos estudos de Oliveira (2015), Oliveira et al. (2019), Scheahn, Graupe e Caron (2019) e Guedes e Passos (2022). Os resultados apresentados pelo estudo nos permitiram perceber que as mulheres reivindicavam o direito de acesso à educação, a participação igualitária no mercado de trabalho, a autonomia sobre seus corpos e a eliminação da discriminação de gênero em todas as áreas da vida, a principal contribuição perceptível em relação a este período foi destacar a importância de ampliar o investimento feminista e da perspectiva de gênero para compreender melhor o fenômeno feminização do magistério e a relação mulheres e educação. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Patrícia Cristina de Aragão | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Docência | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Mulher | pt_BR |
dc.subject | Memória | pt_BR |
dc.title | As mulheres na educação brasileira: memórias e trajetórias entre 1950 e 1970 | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 29 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2.pdf | PDF - Thais Karollayne Barros Balbino | 910.24 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
THAIS_KAROOLAYNE_BALBINO_TERMO_DE_AUTORIZACAO_DE_ENTREGA_DO_TCC_assinado (1).pdf | Termo de depósito | 453.42 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.