Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31514
Título: O uso de animais não-humanos em pesquisas científicas é moralmente aceitável?
Autor(es): Silva, Mariza Pereira Marques da
Palavras-chave: Animais não-humanos
Senciência
Ética animal
Data do documento: 29-Nov-2023
Resumo: A questão sobre o status moral dos animais ocupa um lugar de destaque na ética animal fazendo parte das discussões filosóficas contemporâneas, em que se defende o bem-estar dos animais não-humanos, que ao longo da tradição foram vistos como criaturas sem consciência, devendo assim, servir aos interesses dos seres humanos. Partindo dessa perspectiva, este trabalho tem como temática a consideração moral dos animais e como objetivo principal discutir se é moralmente aceitável/justificável fazer uso de tais seres em experimentos científicos, tendo como base as discussões do filósofo australiano Peter Singer. Trata-se de uma teoria relevante na atualidade, porque evidencia que os animais não-humanos são capazes de sofrer, mas também de sentirem alegria, além de possuir interesse em viver livremente longe de dor e dos maus tratos. Portanto, esse trabalho parte de uma exposição argumentativa das principais ideias discutidas na ética animal para refletir sobre a questão dos animais como cobaias em pesquisas científicas.
Descrição: SILVA, M. P. M. O uso de animais não-humanos em pesquisas científicas é moralmente aceitável?. 2023. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31514
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF-MARIZA PEREIRA MARQUES DA SILVA.pdfPDF - Mariza Pereira Marques da Silva406.19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito (1).pdfTermo de depósito222.98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.