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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31538
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Grangeiro, Mateus Alencar | - |
dc.date.accessioned | 2024-05-16T10:43:17Z | - |
dc.date.available | 2024-05-16T10:43:17Z | - |
dc.date.issued | 2023-11-29 | - |
dc.identifier.issn | CDD 372.89 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31538 | - |
dc.description | GRANGEIRO, M. A. Gamificação na educação: diálogo com as tecnologias digitais no ensino de história, anos finais do fundamental, através do Kahoot. 2023. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A utilização da gamificação na educação no ensino fundamental é importante na construção do saber histórico escolar. Este artigo tem como objetivo geral discutir sobre as metodologias ativas na construção do saber histórico escolar a partir da gamificação em articulação com as tecnologias digitais. Esse trabalho se situa no campo do ensino de História articulado com a história cultural em que partimos dos estudos de Carlos Eduardo Ferraço (2017), Maria Auxiliadora Schmidt (2003) e Santos e Castaman (2022); no campo das metodologias ativas e para reflexões sobre gamificação trabalhei com os estudos de Lukas Gabriel Grzybowski (2022) e Gabriella Navarro(2013). A metodologia utilizada neste trabalho foi uma pesquisa bibliográfica e documental usando fontes periódicas relativas à temática. A gamificação no ensino de História proporciona uma maior compreensão do conteúdo dentro de sala de aula e traz o aluno para dentro do conteúdo de forma que ele se interesse na matéria devido à imersão que as metodologias ativas podem proporcionar. Posso concluir que esse trabalho abre possibilidades para debater no uso de novas ferramentas e metodologias pensadas no aprendizado de tecnologias e como elas vão se tornar cada vez mais importantes dentro do meio acadêmico e no ensino de História. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Patrícia Cristina de Aragão | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Metodologias ativas | pt_BR |
dc.subject | Ensino de história | pt_BR |
dc.subject | Gamificação | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.title | Gamificação na educação: diálogo com as tecnologias digitais no ensino de história, anos finais do fundamental, através do Kahoot | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 29 - TCC |
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TCC- Mateus Alencar Grangeiro (2).pdf | PDF - Mateus Alencar Grangeiro | 878.11 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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