Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31548
Título: | O uso das geotecnologias no ensino da geografia: um estudo de caso na escola ECIT Presidente João Pessoa em Umbuzeiro - PB |
Autor(es): | Silva, Ricky Gomes da |
Palavras-chave: | Geotecnologias Recurso didático Ensino de geografia |
Data do documento: | 26-Jun-2023 |
Resumo: | O presente trabalho tem como tema as geotecnologias no ensino de geografia, cujo objetivo é abordar o uso dessas ferramentas como uma nova forma metodológica para estudos da disciplina em sala de aula, possibilitando a capacidade de coleta, análise e descrição de dados disponíveis na superfície terrestre. O uso desses diferentes instrumentos pode vir a auxiliar o trabalho do educando, auxiliando para o desenvolvimento tanto na forma de abordar os conteúdos, quanto para a construção das aulas em geografia, pois é recurso que pode trazer uma nova forma de trabalhar os conteúdos e ajudar no processo de ensino aprendizagem. A opção por essa temática surgiu na oportunidade de trazer uma forma diferente de se trabalhar as aulas da disciplina geográfica e torná-la um pouco mais diversificada, ao introduzir as geotecnologias juntamente com os conteúdos aplicados, atraindo a atenção dos alunos para poderem usufruir dessa iniciativa, proporcionando assim conhecer outro lado da geografia e o que ela tem a oferecer. Pretende-se, assim, paralelo aos conteúdos de Geografia a incorporação das geotecnologias e suas funcionalidades para a construção de um guia de localidades, que através dessas ferramentas serão obtidas informações de determinados lugares a serem selecionadas, e sobre eles irão ser adicionadas suas demais peculiaridades, fazendo o uso da análise espacial local e de uma pesquisa bibliográfica para complemento do trabalho. Portanto, esse trabalho visa mostrar aos alunos a possibilidade de adequação dos conteúdos por meio das geotecnologias. Por fim, entende-se que os conteúdos trabalhados juntamente com as geotecnologias formam um recurso didático que pode vir a colaborar para ambos os participantes do processo de ensino-aprendizagem, tanto pros alunos quanto para o professor que por ter em mãos outra maneira de explorar a geografia e desenvolvê-la de uma forma que o permita comunicar de maneira mais próxima com seus respectivos alunos. |
Descrição: | SILVA, R. G. da. O uso das geotecnologias no ensino da geografia: um estudo de caso na escola ECIT Presidente João Pessoa em Umbuzeiro - PB. 2023. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31548 |
ISSN: | CDD 372.89 |
Aparece nas coleções: | 30 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Ricky Gomes da Silva.pdf | PDF - Ricky Gomes da Silva | 2.64 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF - Termo de Depósito.pdf | Termo de depósito | 1.54 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.