Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3154
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Queiroz, Felipe Raphael Paganini de | - |
dc.date.accessioned | 2014-03-19T17:47:53Z | - |
dc.date.available | 2014-03-19T17:47:53Z | - |
dc.date.issued | 2014-03-19 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.358 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3154 | - |
dc.description | Queiroz, F. R. P. de. Portal do professor: análise de recursos multimídia como apoio didático para o ensino de geografia. 2011. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo tem como objetivo identificar e descrever as características e funcionalidades dos recursos multimídia, disponibilizados no ambiente Portal do Professor (Ministério da Educação - SEED) para o ensino dos fenômenos climáticos nas séries finais do ensino fundamental. Considerou-se para análise dos recursos educacionais multimídia alguns requisitos que possibilitaram identificar e descrever o objeto em estudo. A pesquisa de natureza qualitativa (LÜDKE E ANDRÉ, 1986) foi realizada seguindo as etapas de observação do site Portal do Professor com o objetivo de caracterizar o ambiente, bem como identificar, selecionar e descrever os recursos disponibilizados para o ensino dos fenômenos climáticos, para as séries finais do Ensino Fundamental. Os resultados da investigação mostraram a disponibilização para esse conteúdo de, apenas, sete tipos de recursos para as séries finais nas categorias vídeo, áudio, animação/simulação. Destas, foram analisadas três animações, as quais apresentam interfaces com recursos que permitem o diálogo entre o conteúdo e o aluno, bem como seus requisitos facilitam o entendimento do que deve ser feito pelo usuário. As imagens apresentadas nas cenas dos vídeos são estáticas, e podem ser encontradas tanto nos livros didáticos, como em outras mídias impressas. As animações apresentam dinamismo nas cenas, na tentativa de aproximar o usuário do conteúdo abordado. Disponibiliza de um dispositivo para a ampliação de informações complementares sobre o assunto abordado. Em resumo, nos recursos analisados, observou-se clareza e inteligibilidade durante a interação com a interface; presença de contraste de cores nas imagens; ícones representativos das funções a que se destinam e oferecimento de opções de ajuda. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Francisco Evangelista Porto | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia Educacional | pt_BR |
dc.subject | Ambientes Virtuais de Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Conteúdos multimídia | pt_BR |
dc.subject | Práticas Didáticas | pt_BR |
dc.title | Portal do professor: análise de recursos multimídia como apoio didático para o ensino de geografia | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 30 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Felipe Raphael Paganini de Queiroz.pdf | Felipe Raphael Paganini de Queiroz | 2.87 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.