Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3155
Título: Reflexões sobre a cannabis no Brasil: utilitário, cultural, penal
Autor(es): Medeiros, José Luan da Costa
Palavras-chave: História – Uso de drogas
Entorpecentes
Cannabis
Penal – Brasil
Data do documento: 19-Mar-2014
Resumo: Este artigo busca fazer uma breve reflexão sobre a história das substâncias consideradas entorpecentes, analisando como estas “drogas” foram utilizadas ao longo do tempo, em especial a cannabis, e como se tornaram ilegais e passíveis de punição a quem as consome, produz e/ou vende. Algumas destas substâncias possuem uso muito antigo, algumas milenares, e foram utilizadas nas mais diferentes finalidades por vários povos e culturas, a utilização estava totalmente ligada à cultura e aos costumes desses povos, como o ópio na Ásia, e mesmo antes da colonização européia nas Américas os nativos utilizavam algumas bebidas fermentadas de mandioca, abacaxi, caju e etc. A sua utilização não possuía um caráter simplesmente recreativo, e sim medicinal e religioso. O trabalho foi referenciado teoricamente por estudos de cientistas sociais: sociólogos, historiadores e psicólogos, os quais abordam o tema do uso dos entorpecentes, e em específico alguns sobre a cannabis, como Carneiro, Vidal, Adiala e Freyre, sem deixar de citar o folclorista Câmara Cascudo. A metodologia consistiu numa pesquisa bibliográfica tanto a nível nacional como internacional, em fontes impressas e artigos retirados da internet.
Descrição: Medeiros, J. L. da C. Reflexões sobre a cannabis no Brasil: utilitário, cultural, penal. 2012. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3155
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Luan da Costa Medeiros.pdfJosé Luan da Costa Medeiros441.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.