Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31554
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Barbosa, Tallita Rosendo | - |
dc.date.accessioned | 2024-05-17T11:19:37Z | - |
dc.date.available | 2024-05-17T11:19:37Z | - |
dc.date.issued | 2023-11-23 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.89 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31554 | - |
dc.description | BARBOSA, T. R. A representação da mulher negra nas obras de escritoras brasileiras: ensinando história através dos saberes afro-brasileiros. 2023. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho discute a representação da mulher negra na sociedade brasileira através da literatura afro-brasileira de escritora negra. Assim, buscamos desconstruir, a partir de nossa reflexão sobre o preconceito e discriminação, a visão que ainda existe em relação a este segmento étnico e de gênero. Nossa proposta é enfatizar a afirmação da mulher negra e sua importância na formação histórica a partir do ensino da história e cultura afro-brasileira. Temos como objetivo, portanto, discutir o lugar e representação da mulher negra na escrita literária e a dimensão educativa de ensino de história e cultura Afro-brasileira na educação escolar. Tomamos como referência os estudos versados por Chartier (1985), Pesavento (2008), Conceição Evaristo (2017), Moreira e Candau (2010). Metodologicamente, partimos de uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória, bibliográfica e documental; a fonte utilizada para este trabalho foi a literatura, tendo como aporte a obra “Becos da memória” de Conceição Evaristo. Consideramos que a escrita de mulheres negras têm o papel de educar principalmente na educação básica, sendo assim, a articulação entre a história e a literatura no campo educacional mostra possibilidades de se trabalhar a interdisciplinaridade, mas aponta também que a literatura tem a possibilidade de ensinar história e a cultura afro-brasileira conforme a Lei 10.639/2003 de uma maneira dialógica e crítica, mostrando que as narrativas de mulheres negras no Brasil, a partir da literatura, apresenta os lugares de luta e de conquistas. O estudo e a pesquisa realizados nos permitiram perceber que a fonte literária enriquece o diálogo com a história, permitindo-nos desenvolver ações educativas a partir da obra de Conceição Evaristo e ampliando nossa compreensão das questões históricas e sociais as quais moldam a experiência das pessoas negras. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Patrícia Cristina de Aragão | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Mulheres negras | pt_BR |
dc.subject | Literatura afro-brasileira | pt_BR |
dc.subject | Ensino de história | pt_BR |
dc.title | A representação da mulher negra nas obras de escritoras brasileiras: ensinando história através dos saberes afro-brasileiros | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 29 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Tallita Rosendo Barbosa.pdf | PDF - Tallita Rosendo Barbosa | 1.7 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
TALLITA_ROSENDO_TERMO_assinado (1).pdf | Termo de depósito | 271.28 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.