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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31556
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Pádua, Kerllen Pereira de | - |
dc.date.accessioned | 2024-05-17T11:22:41Z | - |
dc.date.available | 2024-05-17T11:22:41Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-14 | - |
dc.identifier.other | CDD 981.06 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31556 | - |
dc.description | PÁDUA, K. P. Identidade cultural, estado e comédias musicais na década de 1930. 2023. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A discussão sobre identidade nacional do Brasil perpassa vários períodos históricos, tendo em vista a necessidade da compreensão dos processos que geraram as multifaces das identidades do brasileiro. Desse modo, buscamos compreender a identidade cultural brasileira a partir do gênero cinematográfico comédias musicais produzidas durante a Era Vargas entre 1930-1945. Nesse cenário, esta pesquisa monográfica possibilita a compreensão acerca de como ocorreu a criação de estereótipos dos brasileiros presentes nos filmes selecionados, como o homem “malandro”, argumentando sobre o que constitui este sujeito. A metodologia utilizada parte de uma análise qualitativa, na qual selecionamos os filmes mais representativos para a temática, buscando a forma na qual o brasileiro estava sendo representado nas obras cinematográficas de comédias musicais. A nossa base teórica para a realização desta pesquisa se dá através de Benedict (1991), Hobsbawn (1990), Gellner (2001) e Geary (2005). Morettin (1997), Ferro (1992) e Rosenstone (2010) Cardoso (2013), Reis (2007), Holanda (1985) e DaMatta (2011). Pandolfi (1999) e Gregio e Pelegrini (2017). A pesquisa contribuiu para frisar como o cinema esteve nas mãos de governo fascista buscando legitimar e construir a sua nação, unificando e transcrevendo não somente a ideia de nação, mas enaltecendo a sua cultura e buscando levar identificação com os seus povos, entretanto, vale destacar a maneira utilizada para tal feito. Do ponto de vista dos resultados, percebemos como o cinema é uma ferramenta que possibilitou a constituição de uma identidade nacional articulada com a política do Estado, com personagens considerados malandros, constituindo uma forma criativa de viver a vida, e burlar as leis. Além disso, trazemos uma discussão sobre como também a cultura fez parte de governo autoritários para legitimação de seu poder, tendo o cinema como uma fonte rica para a história. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Ma. Senyra Martins Cavalcanti | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Identidade nacional | pt_BR |
dc.subject | Era Vargas | pt_BR |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.title | Identidade cultural, estado e comédias musicais na década de 1930 | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 29 - TCC |
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1 TERMO DE ENTREGA e PUBLICAÇÃO assinado (1).pdf | Termo de depósito | 122.15 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
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