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dc.contributor.authorPádua, Kerllen Pereira de-
dc.date.accessioned2024-05-17T11:22:41Z-
dc.date.available2024-05-17T11:22:41Z-
dc.date.issued2023-12-14-
dc.identifier.otherCDD 981.06-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31556-
dc.descriptionPÁDUA, K. P. Identidade cultural, estado e comédias musicais na década de 1930. 2023. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA discussão sobre identidade nacional do Brasil perpassa vários períodos históricos, tendo em vista a necessidade da compreensão dos processos que geraram as multifaces das identidades do brasileiro. Desse modo, buscamos compreender a identidade cultural brasileira a partir do gênero cinematográfico comédias musicais produzidas durante a Era Vargas entre 1930-1945. Nesse cenário, esta pesquisa monográfica possibilita a compreensão acerca de como ocorreu a criação de estereótipos dos brasileiros presentes nos filmes selecionados, como o homem “malandro”, argumentando sobre o que constitui este sujeito. A metodologia utilizada parte de uma análise qualitativa, na qual selecionamos os filmes mais representativos para a temática, buscando a forma na qual o brasileiro estava sendo representado nas obras cinematográficas de comédias musicais. A nossa base teórica para a realização desta pesquisa se dá através de Benedict (1991), Hobsbawn (1990), Gellner (2001) e Geary (2005). Morettin (1997), Ferro (1992) e Rosenstone (2010) Cardoso (2013), Reis (2007), Holanda (1985) e DaMatta (2011). Pandolfi (1999) e Gregio e Pelegrini (2017). A pesquisa contribuiu para frisar como o cinema esteve nas mãos de governo fascista buscando legitimar e construir a sua nação, unificando e transcrevendo não somente a ideia de nação, mas enaltecendo a sua cultura e buscando levar identificação com os seus povos, entretanto, vale destacar a maneira utilizada para tal feito. Do ponto de vista dos resultados, percebemos como o cinema é uma ferramenta que possibilitou a constituição de uma identidade nacional articulada com a política do Estado, com personagens considerados malandros, constituindo uma forma criativa de viver a vida, e burlar as leis. Além disso, trazemos uma discussão sobre como também a cultura fez parte de governo autoritários para legitimação de seu poder, tendo o cinema como uma fonte rica para a história.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Ma. Senyra Martins Cavalcantipt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectIdentidade nacionalpt_BR
dc.subjectEra Vargaspt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.titleIdentidade cultural, estado e comédias musicais na década de 1930pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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