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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31557
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Santos, Clara Silva | - |
dc.date.accessioned | 2024-05-17T11:25:40Z | - |
dc.date.available | 2024-05-17T11:25:40Z | - |
dc.date.issued | 2023-11-30 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.89 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31557 | - |
dc.description | SANTOS, C. S. A representação da mulher negra escravizada no romance: A história de Malikah. 2023.70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A discussão sobre a mulher negra no Brasil é muito importante em virtude do fato de ainda existir preconceito e discriminação para este grupo social no cenário brasileiro. Nesse contexto, apresentamos um olhar sobre a mulher negra a partir do texto literário, apontando a obra literária como um meio educador nas aulas de história e uma ferramenta que abre novas possibilidades de leitura histórica sobre as mulheres negras escravizadas. A partir dessa conjuntura, este trabalho tem como objetivo analisar a representação da mulher negra no contexto colonial, por meio da obra literária A História de Malikah (2017), enfatizando a contribuição desta para o ensino de história e cultura afro-brasileira na escola. Como base teórica, referenciamo-nos com autores como Josef (2005), Albuquerque Júnior (2007), Pesavento (2012), Figueiredo (1993) e Bittencourt (2008). A metodologia se constitui de uma análise bibliográfica, documental e de interpretação histórica e literária da obra citada, tomando como fonte o romance produzido por Marina Carvalho (2017). Pretende-se, neste trabalho, demonstrar a importância das narrativas literárias sobre a mulher negra e como, através delas, pode-se pensar em uma nova possibilidade de estudo e ensino de História, partindo do estudo acerca da história e da literatura como possibilidades de diálogos para a sala de aula, apresentando uma proposta pedagógica em formato de cartilha para jovens do ensino médio e articulando a aula de História e o ensino à questão da invisibilidade da mulher negra. Para tanto, é possível, a partir da obra literária elencada, que a História torne o local da mulher negra como resistente, lutadora e protagonista da sua história, desconstruindo estereótipos negativos a respeito da mulher negra, que foi colocada como inferior e passiva ao sistema escravocrata. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Patrícia Cristina de Aragão | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | História | pt_BR |
dc.subject | Mulher negra | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject | Ensino de história | pt_BR |
dc.title | A representação da mulher negra escravizada no romance: A história de Malikah | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 29 - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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