Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31562
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Brasiliano, Enilda Alves | - |
dc.date.accessioned | 2024-05-17T12:13:19Z | - |
dc.date.available | 2024-05-17T12:13:19Z | - |
dc.date.issued | 2023-11-30 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.89 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31562 | - |
dc.description | BRASILIANO, E. A. Narrativas em confronto: análise do ensino de história durante a pandemia de Covid-19 a partir do olhar docente em Aroeiras/PB. 2023. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo tem como objetivo analisar o ensino de História a partir do impacto da pandemia de Covid-19 através do olhar docente na cidade de Aroeiras/PB. É notável que a educação formal está passando por uma série de mudanças ao longo do tempo, entre elas, as reformas curriculares no século XXI que podem ser interpretadas de diferentes maneiras. Sabe-se que a pandemia de Covid-19 ou SARS-CoV-2, foi um vírus que se propagou rapidamente em todos os países, atingindo a rotina de aulas de mais de 90% dos estudantes em todo o mundo, devido à suspensão dos modelos de ensino presencial (UNESCO; IESALC, 2020). Aliás, na nova era tecnológica, a pandemia além de impor/acelerar uma realidade digital a sociedade, reforçou ainda mais o uso intensivo, estando presente na nova adaptação do processo de ensino e aprendizagem de muitos estudantes. Para melhor entendermos esse impacto, foi desenvolvido nessa pesquisa um questionário, sem conter identificações, para que cinco professores/historiadores da cidade de Aroeiras/PB indicassem os antigos desafios de ensinar história, isto é, antes da pandemia, bem como os que surgiram durante o período de crise sanitária. Dito isto, utilizamos, metodologicamente, os conceitos de práticas e representações (Chartier, 1991) para entender as interpretações dos docentes sobre o aprendizado dos estudantes, sem perder de vista a historiografia referenciada sobre o Ensino de História, como: Bittencourt (2008; 2018), Schmidt (2012) e Fonseca (2001; 2009). Os resultados demonstram que o ensino de História durante a pandemia teve diferentes concepções entre os(as) próprios(as) docentes desse local, mas essas não foram, necessariamente, positivas. Esses educadores, reconheceram os diversos impactos negativos do evento sobre o processo de ensino-aprendizagem dos(as) estudantes. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Noemia Dayana de Oliveira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de história | pt_BR |
dc.subject | Pandemia Covid-19 | pt_BR |
dc.subject | Aroeiras - Paraíba | pt_BR |
dc.title | Narrativas em confronto: análise do ensino de história durante a pandemia de Covid-19 a partir do olhar docente em Aroeiras/PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 29 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Termo de Depósito.pdf | Termo de depósito | 1.41 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
TCC - Enilda Alves Brasiliano.pdf | PDF - Enilda Alves Brasiliano | 647.88 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.