Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31585
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSimões, Adeluska do Nascimento-
dc.date.accessioned2024-05-22T22:01:49Z-
dc.date.available2024-05-22T22:01:49Z-
dc.date.issued2023-09-14-
dc.identifier.otherCDD 372.3-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31585-
dc.descriptionSIMÕES, Adeluska do Nascimento. O uso do mapa-mental no ensino de ciências: uma revisão bibliográfica. 2024. 22 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.pt_BR
dc.description.abstractComo recurso didático pedagógico o uso de mapas mentais configura-se como uma ferramenta alternativa ao processo de ensino e aprendizagem, trabalhando na perspectiva de organização diagramática de um tema proposto, buscando a partir de imagens ou palavras uma conexão com o mesmo. Isso significa que ponto principal é inserido em destaque e as descrições subsequentes alinhadas a ideia principal, descritas em palavras-chaves, tópicos, devidamente sistematizados, incluindo o uso de cores que facilita a identificação dos temas. Dessa forma, o objetivo do estudo em questão foi analisar qualitativamente o uso do mapa mental no processo de ensino e aprendizagem de ciências. Refere-se a uma revisão da literatura do tipo exploratória, de caráter qualitativo e explicativo. Desse modo foi realizada uma pesquisa nos bancos de dados dos portais Scielo e Google acadêmico, cujo recorte temporal compreendeu os anos de 2018 a 2023. Foram encontrados 156 artigos dos quais 12 foram selecionados por análise do título e resumo do trabalho, seguido da leitura completa do mesmo, 05 estudos foram considerados elegíveis para discussão, a partir da aplicação dos critérios de inclusão descritos na metodologia. Concluiu-se que o mapa mental é uma metodologia ativa eficiente no ensino de ciências, seu uso pode ser considerado um facilitador no processo de aprendizagem do discente, configurando-se como uma ferramenta pedagógica relevante na essa metodologia contribuiu para uma aquisição de conhecimentos mais eficiente.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Esp. Simão Rodrigues do Ó Filhopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectCiências - educaçãopt_BR
dc.subjectRecurso didático pedagógicopt_BR
dc.subjectMapa mentalpt_BR
dc.titleO uso do mapa-mental no ensino de ciências: uma revisão bibliográficapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Adeluska do Nascimento Simões.pdfTCC - Adeluska do Nascimento Simões619.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito104.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.