Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31585
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Simões, Adeluska do Nascimento | - |
dc.date.accessioned | 2024-05-22T22:01:49Z | - |
dc.date.available | 2024-05-22T22:01:49Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-14 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.3 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31585 | - |
dc.description | SIMÕES, Adeluska do Nascimento. O uso do mapa-mental no ensino de ciências: uma revisão bibliográfica. 2024. 22 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Como recurso didático pedagógico o uso de mapas mentais configura-se como uma ferramenta alternativa ao processo de ensino e aprendizagem, trabalhando na perspectiva de organização diagramática de um tema proposto, buscando a partir de imagens ou palavras uma conexão com o mesmo. Isso significa que ponto principal é inserido em destaque e as descrições subsequentes alinhadas a ideia principal, descritas em palavras-chaves, tópicos, devidamente sistematizados, incluindo o uso de cores que facilita a identificação dos temas. Dessa forma, o objetivo do estudo em questão foi analisar qualitativamente o uso do mapa mental no processo de ensino e aprendizagem de ciências. Refere-se a uma revisão da literatura do tipo exploratória, de caráter qualitativo e explicativo. Desse modo foi realizada uma pesquisa nos bancos de dados dos portais Scielo e Google acadêmico, cujo recorte temporal compreendeu os anos de 2018 a 2023. Foram encontrados 156 artigos dos quais 12 foram selecionados por análise do título e resumo do trabalho, seguido da leitura completa do mesmo, 05 estudos foram considerados elegíveis para discussão, a partir da aplicação dos critérios de inclusão descritos na metodologia. Concluiu-se que o mapa mental é uma metodologia ativa eficiente no ensino de ciências, seu uso pode ser considerado um facilitador no processo de aprendizagem do discente, configurando-se como uma ferramenta pedagógica relevante na essa metodologia contribuiu para uma aquisição de conhecimentos mais eficiente. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Esp. Simão Rodrigues do Ó Filho | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ciências - educação | pt_BR |
dc.subject | Recurso didático pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Mapa mental | pt_BR |
dc.title | O uso do mapa-mental no ensino de ciências: uma revisão bibliográfica | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 11 / 16 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Adeluska do Nascimento Simões.pdf | TCC - Adeluska do Nascimento Simões | 619.75 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito.pdf | Termo de Depósito | 104.67 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.