Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/316
Título: Histeria: doença ou expressão da sensualidade feminina sequestrada? O caso das fotografias de Charcot
Autor(es): Félix, Kamylla Chesma Rodrigues
Palavras-chave: Histeria
Crise histérica
Transtornos mentais
Data do documento: 27-Set-2012
Resumo: Jean-Martin Charcot, em seus estudos sobre a histeria no Hospital de La Salpêtrière, produziu um acervo iconográfico das mulheres em crises histéricas. O que ele conseguiu registrar em grande medida foram as atitudes passionais em que estas se encontravam. Aqui, propusemo-nos a fazer a análise de algumas dessas fotos, tendo como método a hermenêutica de Paul Ricoeur, que consiste fundamentalmente em interpretar, com vistas a extrair um sentido daquilo que se deseja compreender. Ademais, a partir da revisão bibliográfica acerca da história social da histeria e dos usos sociais da fotografia, percebemos que a histeria sempre existiu, mesmo antes de Cristo, porém, tinha as mais variadas denominações, causas e tratamentos. Sobre a fotografia, reconhecemos a possibilidade de deturpação a que esta está sujeita, porém, por compreender que as falsificações são passíveis a todo e qualquer documento, decidimos fazer uso desse recurso com a finalidade de responder à questão enunciada no título do presente trabalho. Concluímos, pois, que se em pleno século XIX, na era vitoriana, onde as burguesas desfilavam com seus vestidos e apetrechos pesados, cobrindo assim todo o corpo, as histéricas mostravam expressões de sensualidade muito próximas das permitidas às prostitutas, não seria a histeria uma doença – como era tratada – e sim uma expressão da sensualidade feminina.
Descrição: FÉLIX, K. C. R. Histeria: doença ou expressão da sensualidade feminina sequestrada? O caso das fotografias de Charcot. 2011. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/316
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Kamylla Chesma Rodrigues Félix.pdfKamylla Chesma Rodrigues Félix754.41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.