Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31608
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMorais, Denise Rafaele Meneses de-
dc.date.accessioned2024-05-24T13:25:46Z-
dc.date.available2024-05-24T13:25:46Z-
dc.date.issued2023-12-04-
dc.identifier.otherCDD 370.115-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31608-
dc.descriptionMORAIS, D. R. M. A educação inclusiva e ensino da geografia: (re)pensando a formação inicial docente na UEPB, campus I. 2023. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba , Campina Grande, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA questão da educação inclusiva no Brasil, inserida na escola pública, não é prioridade e não é dada a devida importância e dedicação suficiente para essa modalidade de ensino. Apesar de essa questão nos últimos anos apresentar esforços e empenhos notórios através de reflexões, debates e discussões e até mesmo de um aumento significativo nas políticas públicas direcionadas no intuito de desenvolver as habilidades intelectuais e cognitivas do alunado com necessidades especiais, é ao vivenciar na realidade cotidiana da sala de aula como esse processo ainda precisa ser bastante melhorado para que possamos presenciar uma aprendizagem inclusiva e significativa para esse aluno com necessidade de atendimento educacional especializado. O objetivo deste estudo foi analisar a formação inicial docente no curso de Licenciatura plena em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) campus I com relação a educação inclusiva no intuito de planejar ações que visem facilitar o trabalho docente ao se deparar com o alunado com necessidade de atendimento educacional especializado. No que refere-se a metodologia, foi utilizado aplicação de questionários qualitativos direcionados a alunos do 6º ao 9° período do curso de Geografia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), campus I. Como resultado da pesquisa, observou-se que na grande maioria, os entrevistados não consideram-se preparados para lidar com a educação inclusiva no futuro em sala de aula pois, segundo suas respostas ao questionário, sentiram falta de uma melhor preparação durante a formação acadêmica para isso. A partir disso percebemos que mesmo com o aumento do interesse no assunto em questão as universidades ainda precisam melhorar os seus cursos de formação de docentes voltados para essa modalidade de ensino para que seja possível uma melhoria na formação e qualificação profissional para assim, oferecer uma educação inclusiva de qualidade.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Ma. Jordânia Alyne Santos Marques.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.titleA educação inclusiva e ensino da Geografia: ( re) pensando a formação inicial docente na UEPB, campus Ipt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DENISE RAFAELE MENESES DE MORAIS SILVA 22.3.pdfPDF - Denise Rafaele Meneses de Morais523.31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TERMO DEPOSITO TCC.pdfTermo de depósito280.94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.