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dc.contributor.authorAlves, Lívia da Costa-
dc.date.accessioned2024-05-24T14:02:13Z-
dc.date.available2024-05-24T14:02:13Z-
dc.date.issued2023-11-24-
dc.identifier.otherCDD 372.89-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31614-
dc.descriptionALVES, L. C. Refletindo a formação do professor-pesquisador de geografia a partir da perspectiva do estágio supervisionado como campo de pesquisa. 2023. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.pt_BR
dc.description.abstractA formação docente é marcada por uma gama de saberes advindos da correlação entre os conhecimentos teóricos e a experiência prática. Este aspecto, em maior ou menor grau, se estabelece no exercício professoral de maneira complexa e unificada, sendo – na maior parte dos casos – fator preponderante para a construção de um processo de ensino e aprendizagem significativo na escola. No caso da formação e prática docente, toda e qualquer reflexão que gire em torno da edificação de formas de atuação mais significativas para os alunos, se apresenta como imprescindível e deve ser uma diligência permanente para os professores. É considerando essa linha de raciocínio, que neste trabalho busca-se enquanto objetivo geral refletir acerca da formação do professor-pesquisador de Geografia no contexto do estágio supervisionado. Dessa forma, utiliza-se como base a experiência obtida através das atividades desenvolvidas nos componentes de Estágio Supervisionado em Geografia II (ESG II) e Estágio Supervisionado em Geografia III (ESG III), ambos de regência, ofertados pelo Curso de Licenciatura Plena em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba, Campus I. Os referidos estágios foram realizados nos períodos 2022.1 e 2022.2, respectivamente, nas escolas Estanislau Eloy e Dr. Cunha Lima, ambas localizadas na cidade de Remígio – PB. O ESG II, tem como foco a regência no ensino fundamental II e o ESG III, objetiva a regência no ensino médio. Em ambas as experiências, a intervenção realizada almejou vivenciar o estágio docente como campo de pesquisa e de formação para uma prática inovadora centrada nos pressupostos referenciais do professor-pesquisador. Neste sentido, observa-se que o estágio de regência se constitui como um espaço importante para o desenvolvimento de habilidades necessárias à formação do professor, e, ainda, um momento para analisar, questionar e refletir acerca da atividade docente. Para tanto, partiu-se de uma metodologia de pesquisa qualitativa, que levou em consideração a análise das experiências obtidas nos campos de estágio nos níveis fundamental e médio. Em relação à teoria, aportamos nosso escrito nas contribuições de Cacete (2013a; 2013b), Pimenta (1997;2006), Cassab (2009), Sacristán (1999), entre outros, de acentuada relevância na área. Os resultados indicam a necessidade de reflexão constante e intervenções no processo de ensino e aprendizagem, de modo que este se torne significativo para todos alunos.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Maria Marta dos Santos Buritipt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.titleRefletindo a formação do professor-pesquisador de geografia a partir da perspectiva do estágio supervisionado como campo de pesquisapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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