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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31615
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Silva, Gabriel Bezerra da | - |
dc.date.accessioned | 2024-05-24T14:03:53Z | - |
dc.date.available | 2024-05-24T14:03:53Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-28 | - |
dc.identifier.other | CDD 301 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31615 | - |
dc.description | SILVA, G. B. A sociologia e o protagonismo dos estudantes: uma análise da implementação do grêmio estudantil da Escola Cidadã Integral Professor Itan Pereira. 31 f. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sociologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo resulta de uma observação participante com registros documentais, prints de tela do Google Meet e relatos orais, coletados em entrevista semiestruturada, dos estudantes secundaristas (ensino fundamental e médio) no processo de implementação de um Grêmio Estudantil na Escola Cidadã Integral Professor Itan Pereira, em Campina Grande-PB. Por meio de uma ação de extensão da Universidade Estadual da Paraíba, que foi integrada ao componente eletivo criado pelos professores de Sociologia e História da escola, no período da pandemia, com atividades remotas desenvolvidas com estudantes líderes de turma do ensino fundamental e médio. Os encontros do componente eletivo Grêmio e Protagonismo aconteceram no formato remoto no segundo semestre de 2021 e o acompanhamento das ações do grêmio após a sua criação, ocorreu ao longo do ano de 2022. Os estudantes secundaristas possuem poucas oportunidades de terem voz ativa nos processos decisórios que venham a contribuir com sua construção enquanto cidadãos críticos, conhecedores de todos os seus direitos e deveres; além disso, a proposta do componente eletivo integrou a formação política ao ensino de sociologia na escola. A pesquisa bibliográfica destaca os processos democráticos de participação política dos estudantes, dando ênfase à sua participação nos movimentos estudantis e sociais, e no processo de redemocratização brasileiro, no qual, o protagonismo estudantil se destacou desde 1937 com a fundação da UNE. A participação dos estudantes por meio do movimento estudantil nos espaços de disputa de poder, e sua representação nos Grêmios, se tornaram relevantes para sua formação cidadã. A pesquisa de campo por meio da observação participante nos revela, a partir dos depoimentos dos estudantes, a importância da criação e consolidação do Grêmio na ECI Professor Itan Pereira. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Iolanda Barbosa da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de sociologia | pt_BR |
dc.subject | Movimentos estudantis | pt_BR |
dc.subject | Grêmio estudantil | pt_BR |
dc.subject | Protagonismo | pt_BR |
dc.title | A sociologia e o protagonismo dos estudantes: uma análise da implementação do grêmio estudantil da Escola Cidadã Integral Professor Itan Pereira | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 32 - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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TCC_GABRIEL_VERSAO_FINAL .pdf | PDF - Gabriel Bezerra da Silva | 774.25 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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