Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3162
Título: Diagnóstico ambiental dos resíduos sólidos urbanos no Município de Ingá-Pb
Autor(es): Nascimento, Ana Paula Marques da Silva
Palavras-chave: Meio ambiente
Resíduos sólidos
Crescimento urbano
Data do documento: 20-Mar-2014
Resumo: Este trabalho objetivou analisar a atual situação da coleta, tratamento e disposição final dos resíduos sólidos do município de Ingá-PB, tendo como objetivos específicos verificar como os resíduos são coletados pelas famílias que possuem essa atividade como fonte de renda além de desenvolver uma discussão teórica sobre a forma correta do destino dos resíduos sólidos nas cidades. A industrialização e o crescimento urbano têm aumentado os níveis de consumo humano, já que quanto maior o número de pessoas que vivem nas cidades tanto maior será a geração de resíduos, fato que exige mudanças nos hábitos para que se minimizem os impactos ao meio ambiente. Essas mudanças envolvem gestores e sociedade através da implantação de projetos que viabilizem mudanças na construção de uma forma de vida sustentável, incentivando a população a fazer reciclagem através da coleta seletiva nas residências, visto que não se trata apenas de um problema do poder público, mas de todos aqueles que geram resíduos. A metodologia utilizada para elaboração desta pesquisa foi através da observação direta e aplicação de questionário do perfil socioeconômico e ambiental dos catadores. De acordo com a pesquisa, foi constatado que o lixão do município se encontra sem nenhum tipo de tratamento, sendo exposto em terreno ao ar livro, recebendo a ação do tempo e dos catadores que fazem a coleta seletiva no próprio lixão do município.
Descrição: NASCIMENTO, Ana Paula Marques da Silva. Diagnóstico ambiental dos resíduos sólidos urbanos no Município de Ingá-Pb. 2011. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3162
Aparece nas coleções:92 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Paula Marques da Silva Nascimento.pdfAna Paula Marques da Silva Nascimento893.59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.