Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31621
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Ana Vitória Imperiano da | - |
dc.date.accessioned | 2024-05-27T11:30:31Z | - |
dc.date.available | 2024-05-27T11:30:31Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-30 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.89 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31621 | - |
dc.description | SILVA, A. V. I. Educação socioemocional e o ensino de história: análise a partir da escola cidadã integral no município de Lagoa Seca - Paraíba. 2023. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Desenvolver competências socioemocionais na conjuntura escolar impacta diretamente na forma como os alunos se relacionam consigo, com os outros e com as situações a sua volta. Neste sentido, o objetivo deste trabalho consiste em refletir como as competências socioemocionais são trabalhadas na conjuntura escolar, propriamente no Ensino Médio, de acordo com a proposta construída pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), vinculando o Ensino de História e a área de Ciên-cias Humanas como agentes contribuintes na formação da disciplina de Projeto de Vida em que o socioemocional se encontra de forma mais integrado. Logo, a metodologia desta pesquisa está pautada na problematização do engajamento de profissionais da área de Ciências e Humanas na disciplina de Projeto de Vida tendo co-mo base a Escola Cidadã Integral do município de Lagoa Seca – Paraíba. Apresentando como referencial teórico os estudos de Charlot (2021) e as relações com o sa-ber. Nas discussões sobre emoção e suas definições Cruz; Pereira Júnior (2011) e, por fim, Arantes (2022) evidenciando a relação entre o emocional com as práticas de educativas. Esta pesquisa é de cunho bibliográfico e documental em que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e outros documentos que norteiam à Educação serviram de aporte para o estudo. Portanto, integrar o socioemocional à História e as disciplinas das áreas de Ciências Humanas, junto a um profissional da psicologia nos garante uma escola mais integrada aos princípios humanos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Patrícia Cristina de Aragão | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação socioemocional | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Ensino de história | pt_BR |
dc.title | Educação socioemocional e o ensino de história: análise a partir da escola cidadã integral no município de Lagoa Seca - Paraíba | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 29 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - ANA VITÓRIA IMPERIANO (2) (1).pdf | PDF - Ana Vitória Imperiano da Silva | 673.57 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
TERMO_DE_ENTREGA_E_PUBLICACAO_29_assinadoANA VITORIA IMPERIANO (1).pdf | Termo de depósito | 448.66 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.