Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31628
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFerreira, Ana Carolina de Souza-
dc.date.accessioned2024-05-27T12:00:25Z-
dc.date.available2024-05-27T12:00:25Z-
dc.date.issued2023-11-30-
dc.identifier.otherCDD 372.89-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31628-
dc.descriptionFERREIRA, A. C. S. Ensino de história e a literatura feminina: o saber histórico e as escritas negras na perspectiva do livro Redemoinho em dia quente - Jarid Arraes. 2023. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.pt_BR
dc.description.abstractNeste estudo, iremos analisar a formação educacional histórica por meio das narrativas contemporâneas de escritoras negras, concentrando-nos no conto "Sacola" do livro "Redemoinho em Dia Quente" de Jarid Arraes. Esta obra, composta por vários contos que abordam o cotidiano público e privado de mulheres brasileiras diversas, apresenta uma narrativa feminina que se distancia dos padrões estabelecidos e desafia expectativas. O propósito desta pesquisa é compreender como a escritora negra afro-brasileira, aborda as experiências cotidianas dos sujeitos sociais e contribui para a formação histórica educacional. Pretendemos analisar, a partir da obra "Redemoinho em Dia Quente", as potencialidades educativas e formativas dessa produção literária no ensino de história. Adicionalmente, abordaremos o papel da literatura produzida por mulheres negras e afro-brasileiras, no âmbito do ensino de história em sala de aula, destacando a relevância educativa dessa produção literária no diálogo com a história e seu impacto na formação histórica escolar, principalmente nas discussões de temáticas sociais. Esta pesquisa tem uma abordagem bibliográfica, baseando-se teoricamente em autores como D´Adesky (2021), Pesavento (2012), Caetano (2017) Hooks (2015) e Libanêo (2013). Metodologicamente, faremos uso de fontes bibliográficas e documentais para fundamentar a análise proposta, visando contribuir com novas reflexões sobre a literatura produzida por mulheres negras na contemporaneidade. Nosso objetivo é promover a inclusão dessas obras do cenário marginal para o centro das discussões, incentivando sua leitura e estudo em ambientes educacionais, especialmente no contexto do ensino de história.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Patrícia Cristina de Aragãopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectLiteratura femininapt_BR
dc.subjectNarrativas negraspt_BR
dc.subjectSujeitos sociaispt_BR
dc.titleEnsino de história e a literatura feminina: o saber histórico e as escritas negras na perspectiva do livro Redemoinho em dia quente - Jarid Arraespt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TERMO_DE_ENTREGA_E_PUBLICACAO_Ana_carolina de Souza Ferreira (1).pdfTermo de depósito194.15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
ANA CAROLINA DE SOUZA FERREIRA TCC..pdfPDF - Ana Carolina de Souza Ferreira317.14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.