Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31628
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ferreira, Ana Carolina de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2024-05-27T12:00:25Z | - |
dc.date.available | 2024-05-27T12:00:25Z | - |
dc.date.issued | 2023-11-30 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.89 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31628 | - |
dc.description | FERREIRA, A. C. S. Ensino de história e a literatura feminina: o saber histórico e as escritas negras na perspectiva do livro Redemoinho em dia quente - Jarid Arraes. 2023. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Neste estudo, iremos analisar a formação educacional histórica por meio das narrativas contemporâneas de escritoras negras, concentrando-nos no conto "Sacola" do livro "Redemoinho em Dia Quente" de Jarid Arraes. Esta obra, composta por vários contos que abordam o cotidiano público e privado de mulheres brasileiras diversas, apresenta uma narrativa feminina que se distancia dos padrões estabelecidos e desafia expectativas. O propósito desta pesquisa é compreender como a escritora negra afro-brasileira, aborda as experiências cotidianas dos sujeitos sociais e contribui para a formação histórica educacional. Pretendemos analisar, a partir da obra "Redemoinho em Dia Quente", as potencialidades educativas e formativas dessa produção literária no ensino de história. Adicionalmente, abordaremos o papel da literatura produzida por mulheres negras e afro-brasileiras, no âmbito do ensino de história em sala de aula, destacando a relevância educativa dessa produção literária no diálogo com a história e seu impacto na formação histórica escolar, principalmente nas discussões de temáticas sociais. Esta pesquisa tem uma abordagem bibliográfica, baseando-se teoricamente em autores como D´Adesky (2021), Pesavento (2012), Caetano (2017) Hooks (2015) e Libanêo (2013). Metodologicamente, faremos uso de fontes bibliográficas e documentais para fundamentar a análise proposta, visando contribuir com novas reflexões sobre a literatura produzida por mulheres negras na contemporaneidade. Nosso objetivo é promover a inclusão dessas obras do cenário marginal para o centro das discussões, incentivando sua leitura e estudo em ambientes educacionais, especialmente no contexto do ensino de história. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Patrícia Cristina de Aragão | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de história | pt_BR |
dc.subject | Literatura feminina | pt_BR |
dc.subject | Narrativas negras | pt_BR |
dc.subject | Sujeitos sociais | pt_BR |
dc.title | Ensino de história e a literatura feminina: o saber histórico e as escritas negras na perspectiva do livro Redemoinho em dia quente - Jarid Arraes | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 29 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TERMO_DE_ENTREGA_E_PUBLICACAO_Ana_carolina de Souza Ferreira (1).pdf | Termo de depósito | 194.15 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
ANA CAROLINA DE SOUZA FERREIRA TCC..pdf | PDF - Ana Carolina de Souza Ferreira | 317.14 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.