Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31634
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFerreira, Maria Milena Mouzinho-
dc.date.accessioned2024-05-27T12:59:34Z-
dc.date.available2024-05-27T12:59:34Z-
dc.date.issued2023-06-30-
dc.identifier.otherCDD 372.89-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31634-
dc.descriptionFERREIRA, M. M. M. Ensino de solos na geografia escolar: propostas de metodologias ativas de ensino em uma escola pública de Ingá-PB. 2023. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO solo é um elemento do ecossistema terrestre essencial por desempenhar um papel fundamental na relação com os demais componentes da natureza. Ele funciona como um filtro e reservatório de água proveniente das chuvas e também, reserva natural de vários elementos químicos e serve de suporte para o desenvolvimento de todas as formas de vida. O objetivo do presente estudo foi promover o uso de metodologias ativas de ensino para abordar a temática solos nas aulas de Geografia do 6º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Barbosa Monteiro, Ingá-PB. A presente pesquisa partiu do pressuposto de caráter qualitativa, do tipo estudo de caso. A unidade escolhida foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental José Barbosa Monteiro, especificamente em duas turmas do 6° ano do Ensino Fundamental. Participaram do estudo um total de 43 alunos. As aulas práticas sobre manejo e conservação do solo ocorreram durante 1 mês, foram realizados 4 encontros com os alunos 1 vez por semana com 2 aulas que totalizaram 90 minutos. Em primeiro momento, foram usados com os alunos: Slides de apresentação sobre a morfologia do solo, preservação do solo, fatores e processos de formação do solo. Em segundo momento: foi confecionado junto aos alunos um simulador de erosão com matérias recicláveis, onde puderam analisar como ocorre a erosão pluvial, sendo utilizadas 3 amostras de solos em situações de cobertura vegetal diferentes. Em um terceiro momento, foi realizada a aula de campo sobre manejo e conservação do solo em um plantio de algodão orgânico localizado no Município de Ingá-PB. No quarto e último momento foi realizado uma oficina com Geotintas, o que consistiu em um experimento do qual os alunos coletaram os solos de pigmentação diferentes e misturamos com cola para serem utilizados como tinta sob a tela. Dessa maneira, foi possível constatar no decorrer das práticas com os alunos o quão é relevante a identificação do solo como recurso natural e a cobertura vegetal tem um preponderante papel na sua conservação e o quanto o desmatamento e as atividades humanas interferem no seu processo natural. A aula de campo é de fundamental dentro das aulas da geografia, proporcionou aos estudantes um olhar diferenciado sobre o conteúdo trabalhado, o que facilitou unir a teoria com a prática. A vivência na prática torna os conteúdos, com um melhor nível de compreensão e assimilação. Por fim, conclui-se que as aulas práticas bem trabalhada cientificamente é uma metodologia de grande relevância para o processo de ensino-aprendizagem com mais qualidade, permitindo que o aluno questione a teoria, ou seja, o que é visto em sala de aula e em livros didáticos, com uma visão mais crítica e reflexiva e muitas vezes tirando suas próprias conclusões do objeto em estudo.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Lediam Rodrigues Lopes Ramos Reinaldopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAulas práticaspt_BR
dc.subjectConservação de solopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectProcesso de ensino-aprendizagempt_BR
dc.titleEnsino de solos na geografia escolar: propostas de metodologias ativas de ensino em uma escola pública de Ingá-PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FERREIRA, Maria Milena Mouzinho Ferreira.pdfPDF - Maria Milena Mouzinho Ferreira1.36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
termo de deposito.pdfTermo de depósito155.06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.