Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3164
Título: Educação ambiental relato de uma prática pedagógica
Autor(es): Gomes, Marta Sibéria de Sousa Costa
Palavras-chave: Meio Ambiente
Pedagogia
Conservação biológica
Data do documento: 20-Mar-2014
Resumo: Este artigo mostra a importância de se estudar Educação Ambiental proporcionando ampliar as possibilidades de preservar e construir uma nova consciência ambiental sobre o meio ambiente a partir da escola, ou seja, planejando o meio ambiente a partir de onde vive, em especifico no contexto rural. Desse modo buscou-se tecer saberes relacionados à análise da Educação Ambiental como práticas educativas planejadas onde todos participem ou exerça sua cidadania de forma consciente. Dessa forma a pesquisa foi realizada com os alunos da Escola Estadual Fábio Mariz Maia, situada no Distrito de Coronel Maia, zona rural de Catolé do Rocha-PB, distante a 22 km da sede do referido município. O objetivo foi reconhecer, explicar, incentivar e sensibilizar os alunos e a comunidade a conhecer a importância da educação ambiental para as mudanças de comportamentos, para melhorar o ambiente onde vivem; Desenvolver oficinas didático-pedagógicas, com tema da educação ambiental para as crianças do 6º ano; Aplicar um questionário com a comunidade para conhecer como cuidam do ambiente onde vivem. O método de coleta de dados que se utilizou foi: oficinas pedagógicas, questionários e entrevistas semi-abertas. A pesquisa identificou a situação da comunidade Lagoa, como o aluno e a comunidade entendem o que é o meio ambiente.
Descrição: GOMES, Marta Sibéria de Sousa Costa. Educação ambiental relato de uma prática pedagógica. 2011. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3164
Aparece nas coleções:92 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marta Sibéria de Sousa Costa.pdfMarta Sibéria de Sousa Costa2.2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.