Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31652
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Balbino, Thaína Rocha | - |
dc.date.accessioned | 2024-05-27T17:20:15Z | - |
dc.date.available | 2024-05-27T17:20:15Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-06 | - |
dc.identifier.other | CDD 351 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31652 | - |
dc.description | BALBINO, T. R. Política pública de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI): um estudo de caso na Secretaria de Estado da Educação da Paraíba. 2024. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão em Administração Pública) - Universidade Estadual da Paraíba João Pessoa, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo tem como finalidade a realização de uma análise das políticas públicas de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) na Paraíba, iniciando a partir da identificação do início da política, a partir da concepção do Plano Estadual de Educação até a implementação do Programa de Escola Cidadã Integral. Destaca-se a evolução dessas iniciativas, considerando principalmente os desafios enfrentados pelo estado na expansão e consolidação do ensino médio em tempo integral. Sobre os aspectos metodológicos, foi adotada a abordagem qualitativa, através da realização de um estudo de caso. Já em relação aos procedimentos de coleta e tratamento de dados podemos classificar esse estudo como uma pesquisa bibliográfica e documental (leitura da legislação vigente, artigos científicos, material de orientação produzido pela própria Secretaria de Estado da Educação da Paraíba sobre o objeto estudado). Os resultados apontam os progressos notáveis com a implementação das Escolas Cidadãs Integrais: o modelo pedagógico, por um lado, busca proporcionar aos estudantes paraibanos uma formação abrangente, indo além do acadêmico, incluindo competências socioemocionais e cidadãs. Contudo, desafios como infraestrutura, recursos, formação docente e gestão escolar são destacados. Por fim, sugere-se que estudos futuros aprofundem a avaliação da eficácia dessas escolas, incluindo dimensões socioemocionais e cidadãs, sendo investigado aspectos como: satisfação dos professores, pais e alunos, além de considerar as práticas de outras regiões a fim de impulsionar a implementação e desenvolvimento do EMTI na Paraíba. O caminho para a excelência educacional requer um desenvolvimento contínuo, a fim de superar desafios, consolidando a Paraíba como referência na transformação educacional brasileira. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Me. Heverton Felinto Pedrosa de Melo | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Políticas públicas | pt_BR |
dc.subject | Educação pública | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio em Tempo Integral | pt_BR |
dc.title | Política pública de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI): um estudo de caso na Secretaria de Estado da Educação da Paraíba | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | V - EGAP - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Thaína Rocha Balbino | Artigo - TCC | 570.45 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito | Termo de Autorização | 260.58 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.