Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31679
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGuedes, Juliana da Silva-
dc.date.accessioned2024-05-28T12:44:33Z-
dc.date.available2024-05-28T12:44:33Z-
dc.date.issued2024-03-21-
dc.identifier.otherCDD 301-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31679-
dc.descriptionGUEDES, J. S. Pinceladas na história da arte: representação do feminino no Ateliê Aberto da UEPB. 2024. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.pt_BR
dc.description.abstractA inserção das mulheres nas artes visuais é um processo que ocorreu paulatinamente, pois elas passam de figuras representadas através do olhar masculino para figuras que representam como protagonistas da própria história. Dito isso, o objetivo geral deste trabalho é refletir sobre a produção artística feminina a partir das artes elaboradas por mulheres na Central de Aulas Paulo Freire, prédio do campus I da Universidade Estadual da Paraíba, a partir do Projeto Ateliê Aberto. Para tanto, dialogamos com a história cultural e história da arte, articulando a história das mulheres e gênero. A metodologia parte de pesquisa qualitativa mediante uma investigação bibliográfica e documental. Utilizamos, como base teórica, José d'Assunção Barros (2003), Sandra Pesavento (2012), Joan Scott (1989), Margareth Rago (1995,1998), Joana Maria Pedro (2011, 2012), Teixeira (2019) et al., Heilborn (1999) e Sorj (1999), Amaral (2018) e Alves (2018), Gonçalves (2006), Souza (2017), Zamperetti (2017) e Dauphin et al. (2001), Tedeschi (2012), Mourato (2015), Macedo (2014)., Linda Nochlin (2016), Clementino (2009), Gombrich (1999), Loponte (2008), Luna (2021) e Oliveira (2013). As fontes utilizadas foram bibliográficas e documentais a partir da análise qualitativa das telas selecionadas. A pesquisa possibilita perceber como os distintos espaços foram construídos para homens e mulheres ao longo da história, partindo das diferenças sexuais percebidas entre os sexos refletindo sobre o lugar e a contribuição das mulheres no campo artístico que, por muito tempo, foi predominantemente masculino. Além disso, foi possível auxiliar o entendimento da complexidade das relações de gênero que envolve a esfera da arte, bem como propiciar a compreensão da arte como ferramenta de pesquisa para a compreensão da cultura, representação, imaginário e sensibilidade de cada período histórico.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Patrícia Cristina de Aragãopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectMulherpt_BR
dc.subjectArtes visuaispt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.titlePinceladas na história da arte: representação do feminino no Ateliê Aberto da UEPBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Juliana - versão para biblioteca .pdfPDF - Juliana da Silva Guedes5.22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo_de_Deposito_Juliana_S_Guedes_assinado JULIANA.pdfTermo de depósito825.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.