Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31696
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Nascimento, Alisson Carlos Cabral do | - |
dc.date.accessioned | 2024-06-10T10:46:06Z | - |
dc.date.available | 2024-06-10T10:46:06Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-26 | - |
dc.identifier.other | CDD 516 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31696 | - |
dc.description | NASCIMENTO, Alisson Carlos Cabral do. O GeoGebra como recurso didático no ensino de geometria: estudando os quadriláteros. Orientador: Me. Jair Dias de Abreu. 2024. 32 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A pesquisa teve como ponto de partida a busca pela melhoria no ensino de matemática a partir da realidade do professor e pesquisador, onde tivemos como questionamento de pesquisa: Como o GeoGebra pode auxiliar o ensino e a aprendizagem dos quadriláteros por alunos dos anos finais do Ensino Fundamental? Desta forma objetivamos compreender como o GeoGebra pode contribuir para o desenvolvimento do conceito de quadriláteros e discutir os seus diferentes tipos. Para isso buscamos também apresentar o GeoGebra como ferramenta tecnológica auxiliar no ensino de geometria, construir quadriláteros utilizando o GeoGebra, definir o que são quadriláteros e identificar como o GeoGebra possibilitou a construção do conhecimento dos quadriláteros. A pesquisa foi de caráter qualitativo e pedagógico onde buscamos compreender a realidade da sala de aula do próprio professor e pesquisador. O desenvolvimento das atividades de pesquisa aconteceu em uma turma do 8° ano do Ensino Fundamental em uma escola municipal do Estado da Paraíba. A pesquisa foi dividida em três momentos, inicialmente discutimos a realidade do ensino de matemática, mais especificadamente de geometria, apresentando outros recursos, posteriormente, introduzimos o uso de um software como recurso de ensino na matemática e então formalizamos o uso do software GeoGebra para o ensino de geometria plana, mais especificamente, quadriláteros. Em cada momento da pesquisa foi observado uma melhoria na compreensão do conteúdo ministrado e busca por querer aprender mais por parte do aluno através do GeoGebra, tendo em vista que o uso de tecnologia digital traz uma forma mais próxima daquilo que os envolve diariamente, apresentando mais possibilidades de construir os quadriláteros e promove uma aprendizagem com mais compreensão. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Me. Jair Dias de Abreu | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | GeoGebra | pt_BR |
dc.subject | Software | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia digital | pt_BR |
dc.subject | Ensino de matemática | pt_BR |
dc.title | O GeoGebra como recurso didático no ensino de geometria: estudando quadriláteros | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 03 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Alisson Carlos Cabral do Nascimento.pdf | TCC - Alisson Carlos Cabral do Nascimento | 779.74 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito.pdf | Termo de Depósito | 577.79 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.