Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/317
Título: Psicologia e saúde pública: interlocuções acerca das práticas nos centros de atenção psicossocial - CAPS
Autor(es): Cavalcante, Kílvia Barbosa
Palavras-chave: Psicologia
Psicólogo
Formação profissional
Reforma psiquiátrica
Data do documento: 27-Set-2012
Resumo: Esse estudo tem como objeto a Reforma Psiquiátrica e a Saúde Pública, suas possíveis articulações no trabalho dos psicólogos nos Centros de Atenção Psicossocial-CAPS de Campina Grande-PB. Tem como objetivo conhecer o perfil e atuação dos profissionais de psicologia que trabalham nos CAPS da cidade, perceber se os profissionais vislumbram a atuação nos serviços de saúde mental paralelo a saúde, refletir acerca da importância do trabalho na equipe multiprofissional e conhecer quais as dificuldades no trabalho com o portador de transtorno mental. Por meio da Análise de Conteúdo foram estudados os discursos de nove profissionais dos serviços. Conclui-se que as atividades realizadas são mais rotineiras, como grupos terapêuticos, oficinas, atendimentos individuais; as dificuldades mais apontadas são de ordem estrutural; a interlocução entre os CAPS e outros serviços da saúde é esporádica; o trabalho na equipe multiprofissional é visto como importante. Apontamos que a Reforma Psiquiátrica na cidade evoluiu, mas o número de serviços substitutivos por si só não caracteriza o avanço fundamental. Os Centros de Atenção Psicossocial necessitam de uma maior articulação com a atenção básica, para que as trocas de conhecimento se efetivem. Para isso é necessário uma maior capacitação dos profissionais de psicologia que ainda estão muito ligados ao atendimento individual. É preciso redirecionar o olhar, aprender a lidar com as novas demandas da saúde pública.
Descrição: CAVALCANTE, K. B. Psicologia e saúde pública: interlocuções acerca das práticas nos centros de atenção psicossocial - CAPS. 2011. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/317
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Kílvia Barbosa Cavalcante.pdfKílvia Barbosa Cavalcante688.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.