Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31717
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDantas, Ianka Oliveira-
dc.date.accessioned2024-06-10T11:30:19Z-
dc.date.available2024-06-10T11:30:19Z-
dc.date.issued2023-11-22-
dc.identifier.otherCDD 372.89-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31717-
dc.descriptionDANTAS, I. O. Nas trilhas do TikTok - lugares das mulheres: ensino de história e tecnologias digitais. 2023. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo tenciona discutir o papel formativo das tecnologias digitais, através da rede TikTok na abordagem sobre mulheres a partir da utilização do celular nas aulas de História no ensino médio. As discussões sobre as mulheres na rede TikTok possibilitam articular as mídias digitais como recurso que auxilia no processo de ensino-aprendizagem. Compreende-se a plataforma digital TikTok como uma ferramenta tecnológica que contribui para o ensino de História em sala de aula abordando temática de gênero, através dos dispositivos moveis. O estudo centrou-se na problemática: de que maneira as tecnologias digitais propiciam a aprendizagem da História através da temática de gênero e a partir da plataforma TikTok mediada através do aparelho celular? O trabalho está situado na área da Cultura da Educação, na abordagem do Ensino de História e as tecnologias digitais sobre a temática de gênero, através das discussões dos autores Lemos (2003); Santaella (2002) Vera Candau (2000); Grossi e Fernandes (2014); Pimenta (2017); Kenski (2012); Moran (2018); Ramos do ó (2007); Libâneo (2011); Freire (2018); Prensky (2001); Adiche (2015); Perrot (2019); Dietz (1999); Koselleck (2006); Arendt (1995); De Miguel (2013) and Hooks (2013). A metodologia utilizada foi uma pesquisa qualitativa do tipo pesquisa exploratória articulada com a pesquisa bibliográfica e documental. As fontes utilizadas foram a rede TikTok, os documentos para leituras e as imagens dos vídeos presentes na rede. A partir das observações e análises podemos notar a importância de unir a educação com o mundo digital para proporcionar uma educação mais dinâmica e criativa, incluindo conteúdos que abordem sobre mulheres nas aulas de história com o objetivo de educar jovens com consciência social e que busque a equidade. Os resultados apontam para uma educação mais justa e inclusiva, onde os alunos serão incentivados a criar e desenvolver pensamentos críticos e serem ativos na construção de uma sociedade igualitária e empática.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Patrícia Cristina de Aragãopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectMídias digitaispt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.titleNas trilhas do Tiktok - lugares das mulheres: ensino de história e tecnologias digitaispt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Ianka Oliveira Dantas. .pdfPDF - Ianka Oliveira Dantas803.4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
IANKA_TERMO_assinadoautorizacao.pdfTermo de depósito139.3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.