Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31717
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Dantas, Ianka Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2024-06-10T11:30:19Z | - |
dc.date.available | 2024-06-10T11:30:19Z | - |
dc.date.issued | 2023-11-22 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.89 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31717 | - |
dc.description | DANTAS, I. O. Nas trilhas do TikTok - lugares das mulheres: ensino de história e tecnologias digitais. 2023. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo tenciona discutir o papel formativo das tecnologias digitais, através da rede TikTok na abordagem sobre mulheres a partir da utilização do celular nas aulas de História no ensino médio. As discussões sobre as mulheres na rede TikTok possibilitam articular as mídias digitais como recurso que auxilia no processo de ensino-aprendizagem. Compreende-se a plataforma digital TikTok como uma ferramenta tecnológica que contribui para o ensino de História em sala de aula abordando temática de gênero, através dos dispositivos moveis. O estudo centrou-se na problemática: de que maneira as tecnologias digitais propiciam a aprendizagem da História através da temática de gênero e a partir da plataforma TikTok mediada através do aparelho celular? O trabalho está situado na área da Cultura da Educação, na abordagem do Ensino de História e as tecnologias digitais sobre a temática de gênero, através das discussões dos autores Lemos (2003); Santaella (2002) Vera Candau (2000); Grossi e Fernandes (2014); Pimenta (2017); Kenski (2012); Moran (2018); Ramos do ó (2007); Libâneo (2011); Freire (2018); Prensky (2001); Adiche (2015); Perrot (2019); Dietz (1999); Koselleck (2006); Arendt (1995); De Miguel (2013) and Hooks (2013). A metodologia utilizada foi uma pesquisa qualitativa do tipo pesquisa exploratória articulada com a pesquisa bibliográfica e documental. As fontes utilizadas foram a rede TikTok, os documentos para leituras e as imagens dos vídeos presentes na rede. A partir das observações e análises podemos notar a importância de unir a educação com o mundo digital para proporcionar uma educação mais dinâmica e criativa, incluindo conteúdos que abordem sobre mulheres nas aulas de história com o objetivo de educar jovens com consciência social e que busque a equidade. Os resultados apontam para uma educação mais justa e inclusiva, onde os alunos serão incentivados a criar e desenvolver pensamentos críticos e serem ativos na construção de uma sociedade igualitária e empática. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Patrícia Cristina de Aragão | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Mídias digitais | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Metodologias ativas | pt_BR |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.title | Nas trilhas do Tiktok - lugares das mulheres: ensino de história e tecnologias digitais | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 29 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Ianka Oliveira Dantas. .pdf | PDF - Ianka Oliveira Dantas | 803.4 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
IANKA_TERMO_assinadoautorizacao.pdf | Termo de depósito | 139.3 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.