Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31727
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGomes, Lídia Santos do Nascimento-
dc.date.accessioned2024-06-10T17:49:20Z-
dc.date.available2024-06-10T17:49:20Z-
dc.date.issued2023-05-30-
dc.identifier.otherCDD 020.7-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31727-
dc.descriptionGOMES, L. S. do N. O ensino de gêneros acadêmicos no curso de Arquivologia da UEPB: o relato da pesquisa realizada no período da pandemia da Covid-19. 2023. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo geral desta pesquisa é analisar a aplicabilidade de uma proposta teórico-metodológica de ensino de gêneros acadêmicos à luz dos preceitos de Bakhtin e do Círculo quanto às Ciências Humanas na universidade e na vida no curso de graduação em Arquivologia, no período remoto emergencial causado pela pandemia da Covid-19. Entre os modelos de pesquisa qualitativa, direcionadas ao ensino, optamos pela pesquisa-ação para gerar e selecionar os dados e para construção da proposta teórico-metodológica de ensino de gêneros acadêmicos e pesquisa interpretativista para análise dos dados. Os participantes da pesquisa foram os alunos do curso de Arquivologia. Utilizamos ferramentas como o Google Meet, Classroom, Google Forms, WhatsApp e o Excel. A partir daí, analisamos a aplicabilidade das cinco diretrizes de ensino criadas por Santos (2013) em situação de ensino remoto. Os dados comprovam que a interação verbal e o diálogo foram fundamentais para o desenvolvimento do processo pedagógico. A diversidade de propostas que buscou fazer do aluno protagonista resultou em um maior empenho nas atividades, tanto nas aulas síncronas como nas assíncronas. Conclui-se que o grande impacto desta investigação foi analisar o ensino de gêneros em um cenário virtual, considerando os pontos positivos, desafios e os limites das metodologias ativas empregadas pelo professor para conseguir um processo de ensino-aprendizagem menos chocante perante o aluno e mais próximo dele, resultando em uma considerável interação verbal no uso de ferramentas digitais.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Eliete Correia dos Santospt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectGêneros acadêmicospt_BR
dc.subjectEnsino remoto emergencialpt_BR
dc.subjectCovid-19pt_BR
dc.subjectArquivologiapt_BR
dc.titleO ensino de gêneros acadêmicos no curso de Arquivologia da UEPB: o relato da pesquisa realizada no período da pandemia da Covid-19pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Lídia Santos do Nascimento GomesTCC - Lídia Santos do Nascimento Gomes1.31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito154.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.