Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31727
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Gomes, Lídia Santos do Nascimento | - |
dc.date.accessioned | 2024-06-10T17:49:20Z | - |
dc.date.available | 2024-06-10T17:49:20Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-30 | - |
dc.identifier.other | CDD 020.7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31727 | - |
dc.description | GOMES, L. S. do N. O ensino de gêneros acadêmicos no curso de Arquivologia da UEPB: o relato da pesquisa realizada no período da pandemia da Covid-19. 2023. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo geral desta pesquisa é analisar a aplicabilidade de uma proposta teórico-metodológica de ensino de gêneros acadêmicos à luz dos preceitos de Bakhtin e do Círculo quanto às Ciências Humanas na universidade e na vida no curso de graduação em Arquivologia, no período remoto emergencial causado pela pandemia da Covid-19. Entre os modelos de pesquisa qualitativa, direcionadas ao ensino, optamos pela pesquisa-ação para gerar e selecionar os dados e para construção da proposta teórico-metodológica de ensino de gêneros acadêmicos e pesquisa interpretativista para análise dos dados. Os participantes da pesquisa foram os alunos do curso de Arquivologia. Utilizamos ferramentas como o Google Meet, Classroom, Google Forms, WhatsApp e o Excel. A partir daí, analisamos a aplicabilidade das cinco diretrizes de ensino criadas por Santos (2013) em situação de ensino remoto. Os dados comprovam que a interação verbal e o diálogo foram fundamentais para o desenvolvimento do processo pedagógico. A diversidade de propostas que buscou fazer do aluno protagonista resultou em um maior empenho nas atividades, tanto nas aulas síncronas como nas assíncronas. Conclui-se que o grande impacto desta investigação foi analisar o ensino de gêneros em um cenário virtual, considerando os pontos positivos, desafios e os limites das metodologias ativas empregadas pelo professor para conseguir um processo de ensino-aprendizagem menos chocante perante o aluno e mais próximo dele, resultando em uma considerável interação verbal no uso de ferramentas digitais. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Eliete Correia dos Santos | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Gêneros acadêmicos | pt_BR |
dc.subject | Ensino remoto emergencial | pt_BR |
dc.subject | Covid-19 | pt_BR |
dc.subject | Arquivologia | pt_BR |
dc.title | O ensino de gêneros acadêmicos no curso de Arquivologia da UEPB: o relato da pesquisa realizada no período da pandemia da Covid-19 | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 53 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Lídia Santos do Nascimento Gomes | TCC - Lídia Santos do Nascimento Gomes | 1.31 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito | Termo de Depósito | 154.76 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.