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dc.contributor.authorSouza, Crislainy Vitória Santana de-
dc.date.accessioned2024-06-14T11:10:56Z-
dc.date.available2024-06-14T11:10:56Z-
dc.date.issued2023-05-23-
dc.identifier.otherCDD 028.5-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31739-
dc.descriptionSOUZA, Crislainy Vitória Santana de. Verdades e mentiras na caracterização da protagonista, em “Alice no país da mentira”, de Pedro Bandeira. 2023. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo, pertencente ao campo de investigação da Literatura Infantil e Juvenil, dispõe como objeto de análise a obra Alice no País da Mentira, do autor brasileiro Pedro Bandeira (2016), uma releitura de Alice no País das Maravilhas e de Alice Através do Espelho e o que Alice encontrou por lá. A apreciada diegese apresenta a história da menina Alice, que, após sofrer uma calúnia de seu melhor amigo, Juninho, refugia-se, muito triste e zangada, no sótão da casa de sua avó. Porém, em meio ao ambiente repleto de histórias, a protagonista acaba por ser inserida em um novo mundo através do Espelho do Sótão: o País da Mentira e, por conseguinte, o País da Verdade. Desse modo, tivemos como principal objetivo subsidiar um modo significativo de leitura, para possibilitar a abordagem dos temas fraturantes, podendo, assim, evidenciar a variedade de aprendizagens presente na releitura de Bandeira (2016) e evidenciar o impacto da Mentira e da Verdade na caracterização da protagonista-menina. Diante disso, a motivação para a produção desse estudo adveio no contexto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), que teve por temática “O tema fraturante e a construção da personagem em ‘Alice no país da mentira’, de Pedro Bandeira”, e da necessidade de expandir a temática da obra literária destinada para crianças a partir dos 11 anos, especificamente do 6º e 7º Ano (anos finais do ensino fundamental), trabalhando, assim, com as Mentiras e as Verdades. Por isso, essa pesquisa de caráter bibliográfico, comparado e qualitativo se justifica por ser de suma importância abordar a temática com os pequenos, reiterando, assim, as funções da literatura para jovens e crianças. Para tanto, alicerçamos esta pesquisa nos postulados de Coelho (2000), Rosenfeld (2004), Canton (2005; 2006), Lajolo (2006), Cademartori (2010), Hunt (2010), Arroyo (2011), Hutcheon (2011), Colomer (2017), Belmiro e Martins (2019) e Eagleton (2019), entre outros importantes pesquisadores não só da literatura, como também da psicologia, a exemplo de Piaget (1932) e Frota (2007), e da Semiótica, como Santaella (2012) e Heller (2021). Outrossim, verificamos o desenvolvimento da caracterização da protagonista-menina, que entra no mundo das mentiras irredutíveis de que todas eram prejudiciais e sai com o ensinamento de que nem todas as mentiras são ruins e de que nem todas as verdades são boas.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Rosângela Neres Araújo da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLiteratura infantil e juvenilpt_BR
dc.subjectAlice no País da Mentirapt_BR
dc.subjectTemas fraturantespt_BR
dc.subjectReleiturapt_BR
dc.subjectProtagonistapt_BR
dc.titleVerdades e mentiras na caracterização da protagonista, em “Alice no país da mentira”, de Pedro Bandeirapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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