Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31747
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Geovana Matias dos | - |
dc.date.accessioned | 2024-06-17T13:29:59Z | - |
dc.date.available | 2024-06-17T13:29:59Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-06 | - |
dc.identifier.other | CDD 540 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31747 | - |
dc.description | SANTOS, Geovana Matias dos. Verificação de aprendizagem do conteúdo de reações químicas por meio de metodologias ativas – RPG. 2024. 23 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O ensino de química passa frequentemente por desafios, envolvendo uma complexidade de conceitos devido o método tradicional de ensino que visa ser um método fragmentado e contextualizado. como objetivo foi proposto utilizar o jogo RPG como estratégia de ensino para lecionar as propriedades das reações químicas para alunos do 1º ano de uma escola pública de Campina Grande. Foi realizado um estudo observacional de estudo de caso de cunho qualitativo. Onde foi possível dividir a elaboração do trabalho em realização da parte prática e desenvolvimento bibliográfico. A atividade pedagógica apresentava como proposta a realização de um jogo RPG com o assunto de reações químicas com uma turma do 1º ano do ensino médio da Escola ECI Sólon de Lucena, localizada na cidade de Campina Grande-PB. A pesquisa foi realizada com 6 alunos que optaram por finalizar o ano letivo de 2021 de forma presencial, pois a escola estava funcionando de forma híbrida: presencial e EAD. Foi evidenciado como posição da linha temporal artigos que entre os anos de 2018 a 2023, com os seguintes descritores Gamificação¨, ¨Química¨, ¨ Metodologia Ativa¨. Como resultados e discussão foram obtidos como dados positivos em relação ao uso do RPG na aprendizagem. Mostrando ser uma abordagem inovadora no ensino do conteúdo de reações químicas. Conclui-se Ao longo da observação em campo foi notável o impacto positivo do RPG no desenvolvimento cognitivo, aprimoramento de habilidades, análise emocional, motivações. Bem como, identificar empatia e o trabalho em grupo realizado pelos estudantes para compreender as pistas encontradas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Profa. Dra. Sara Regina Ribeiro Carneiro de Barros | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de química | pt_BR |
dc.subject | Metodologias ativas | pt_BR |
dc.subject | Gamificação | pt_BR |
dc.title | Verificação de aprendizagem do conteúdo de reações químicas por meio de metodologias ativas – RPG | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 05 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Geovana Matias dos Santos.pdf | TCC - Geovana Matias dos Santos | 1.05 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito.pdf | Termo de Depósito | 112.9 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.