Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31803
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Costa, Douglas Vidal | - |
dc.date.accessioned | 2024-06-19T11:46:20Z | - |
dc.date.available | 2024-06-19T11:46:20Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-13 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.89 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31803 | - |
dc.description | COSTA, D. V. As temáticas físico-naturais no ensino de geografia: utilização de recursos tecnológicos através da multiescalaridade no ensino de Caturité - PB. 2023. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa é resultado do PIBIC/FAPESQ, cota 2021/2022 e traz à tona a necessidade de o ensino das temáticas físico-naturais presentes no currículo da Geografia escolar ser repensado, visto que os alunos apresentam dificuldades em entendê-las quando trabalhadas nos moldes tradicionais. Mediante o exposto, a pesquisa teve como objetivo analisar como os professores do ensino básico da rede municipal de Caturité conseguiram trabalhar essas temáticas durante o ensino remoto no ano de 2021 e quais as ideias implementadas para trabalhar esses conteúdos de forma virtual; de forma específica, objetivou-se analisar como a apresentação do conceito de multiescalaridade e círculos concêntricos pode ser apreendida pelos professores, para que eles pudessem atrelar o contexto do aluno aos conteúdos programáticos de Geografia para o sexto ano do ensino fundamental. A metodologia da pesquisa é qualitativa e utiliza o método dialético e técnicas da pesquisa colaborativa. Inicialmente, os professores responderam um questionário pelo Google forms, através do qual foi possível identificar várias dificuldades com a realidade do ensino remoto e várias dúvidas sobre como adaptariam as suas metodologias para a modalidade híbrida, que viria logo em seguida. Na sequência, foi realizada uma oficina em dois encontros para que os professores conhecessem as teorias que cercam esta pesquisa e para que eles participassem, contribuindo para a construção de uma cartilha educativa, que visou articular as temáticas físico naturais que temos no município com os conteúdos curriculares do ano escolar escolhido. Portanto, com a produção da cartilha, os alunos poderão ter acesso de forma on line acessando o site ou o professor poderá imprimir o material, fazendo com que todos tenham acesso, conhecendo as temáticas físico-naturais e articulando com o contexto local. Por fim, a pesquisa se fez de extrema importância para as escolas, como também para os professores que receberam formação continuada e gratuita, que irá ajudá-los neste ensino pós pandemia. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Josandra Araújo Barreto de Melo | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de geografia | pt_BR |
dc.subject | Geografia escolar | pt_BR |
dc.subject | Multiescalaridade | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias | pt_BR |
dc.title | As temáticas físico-naturais no ensino de geografia: utilização de recursos tecnológicos através da multiescalaridade no ensino do município de Caturité - PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 30 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC DouglasVidalCosta.pdf | PDF - Douglas Vidal Costa | 1.54 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
termoTCCDouglas2.pdf | Termo de depósito | 106.04 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.