Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3181
Título: Identidades em trânsito: práticas de reza no Cariri paraibano (1945 - 1960)
Autor(es): Ramos, Felipe Aires
Palavras-chave: Identidade Cultural
História da Paraíba
Cultura Popular
Data do documento: 20-Mar-2014
Resumo: Inserindo-se nas discussões suscitadas pela Nova História Cultural, o presente trabalho tem como objetivo principal investigar como são elaboradas as identidades do rezador e da rezadeira, localizados territorialmente no espaço referente hoje a duas cidades situadas na microrregião do Cariri paraibano, leia-se Taperoá e Serra Branca, entre 1945 e 1960. Nesta perspectiva, traçar um diálogo entre estas práticas de reza e as representações que circulam no meio social dentre seus praticantes, concorrerá para uma possível caracterização da prática e a compreensão de como, a partir dessa construção, são formados valores e/ou normas de manutenção dessas rezas enquanto práticas tradicionais. Para tanto, utilizaremos como fontes de pesquisa as memórias dos rezadores e a literatura de cordel, tomando como aportes teóricos, especialmente, as proposições de Michel de Certeau e de Roger Chartier, com o propósito de problematizar a elaboração de representações sobre os rezadores a partir de uma operação de consumo, que irá constituir estas identidades, formadas por/sobre os rezadores e rezadeiras nas referidas comunidades.
Descrição: Ramos, F. A. Identidades em trânsito: práticas de reza no Cariri paraibano (1945 - 1960). 2014. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3181
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Felipe Aires Ramos.pdfFelipe Aires Ramos501.65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.